Através da Secretaria de Serviços Públicos, a Prefeitura de Palhoça realiza mutirões para retirar das casas o lixo pesado que não poderia ser jogado em lixeiras comuns. “A cada três meses, nós passamos em todos os bairros, pelas ruas, e fazemos o recolhimento daquilo que as pessoas não queiram mais e não podem reciclar. Fizemos isso no meio do ano e estamos programando outra ação para os próximos meses, para evitar que esse lixo todo esteja nas ruas no momento em que mais chove, ou seja, no verão”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Edson Ghizoni.
Durante a última sexta-feira (13), funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, lotados na diretoria do Sul do município, trabalharam para limpar ruas ao redor da sede do Parque da Serra do Tabuleiro, na Praia da Pinheira. Embora tenham feito a mesma rota de limpeza há 15 dias, os funcionários encontraram televisores, colchões, roupas, armários e móveis inteiros, que formavam uma quantidade de lixo ainda maior do que a despejada anteriormente. “Infelizmente, precisamos apelar para a conscientização das pessoas e pedir que não deixem aqui aquilo que elas não querem mais. A destinação correta do lixo não é no meio da vegetação ou debaixo de uma árvore”, salientou a diretora do Sul de Palhoça, Soraya Limaco.
De acordo com o que explicou a diretora, alguns moradores dessas regiões, por ficarem mais distantes do centro urbano da Praia da Pinheira, se acostumaram à prática de despejar lixo nos terrenos sem ocupação, o que prejudica a fauna e a flora específicas da região. “Essa não é a maneira correta de deixar de ter aquilo que não se quer mais, os moradores precisam fazer sua parte nessa hora”, ponderou a diretora.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?