As eleições municipais estão se aproximando. Além do prefeito e do vice-prefeito, os vereadores serão escolhidos através do direito democrático do voto no próximo dia 6 de outubro. Segundo dados oficiais, 293 pessoas concorrem a 21 vagas na Câmara Municipal de Palhoça. A reportagem do jornal Palavra Palhocense fez um levantamento sobre o perfil desses candidatos.
De acordo com o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seriam 294 candidatos a vereador em Palhoça. No entanto, um candidato teria renunciado. Ao todo, 19 partidos estão na disputa. Alguns desses fazem parte de federações. É o caso do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que uniu forças com o Cidadania, por exemplo. O mesmo ocorre com a federação “Brasil da Esperança – Fé no Brasil”, que traz alianças de Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). Outro caso é da parceria entre Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede Sustentabilidade (Rede).
Entre esses partidos, o número de candidatos na disputa varia. Vários deles, por exemplo, chegaram a lançar mais de 20 nomes às eleições do parlamento municipal. Exemplo são os partidos que estão empatados com 22 candidatos cada: Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD), Partido Progressistas (PP), Avante, Podemos, União Brasil, Partido Liberal (PL), a federação PSDB/Cidadania e o Republicanos.
Ainda ultrapassando as duas dezenas de candidatos está o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que tem 21 campanhas em andamento em Palhoça. Já a coligação “Brasil da Esperança”, na qual se destaca o PT, está com 19 candidatos à Câmara Municipal. Próximo deste número está o Partido Renovação Democrática (PRD), com 18 concorrentes. Por sua vez, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem 15 candidaturas.
Com menos nomes lançados à disputa estão dois partidos de espectros diferentes no cenário político: na direita, o Novo está com 13 candidatos à Câmara, e na esquerda, a federação Psol/Rede lançou nove candidaturas.
Na contagem, cerca de 104 das candidaturas são de mulheres. Em contraponto, 189 são homens.
Todo o levantamento foi realizado com base no sistema oficial do TSE. A lista completa pode ser conferida no site: divulgacandcontas.tse.jus.br.
Em busca da reeleição
Segundo a listagem oficial do TSE, entre os 293 candidatos a vereador, 15 estão exercendo mandato na Câmara de Palhoça atualmente. Isso significa que apenas dois entre os atuais parlamentares não entraram na disputa. Um desses que não disputará, no entanto, integra uma das chapas que concorrem à Prefeitura, elencado como possível vice-prefeito.
Mais cadeiras na Câmara
No ano passado, a Câmara de Palhoça aprovou a proposta de emenda à Lei Orgânica que resultará no aumento do número de vereadores no município. Com a medida, fica definido o aumento de 17 para 21 vereadores a partir da definição das eleições municipais deste ano.
A iniciativa se baseou na necessidade de adequar a representação legislativa à evolução demográfica do município. Com uma população registrada de 222.598 pessoas, conforme o censo de 2022 do IBGE, a Câmara Municipal de Palhoça busca atender aos princípios estabelecidos no artigo 29º da Constituição Federal. Esse artigo preconiza uma correlação direta entre o número de representantes no Legislativo e a quantidade de habitantes na cidade.
Segundo nota oficial publicada pela Câmara na época da aprovação, é importante ressaltar que o aumento de cadeiras não representa aumento de repasse de recursos ao Legislativo.