O vereador João Batista de Souza Junior (Juninho da Farmácia, PL) apresentou o Requerimento 0051/2021 na sessão da Câmara de Vereadores do dia 25 de maio, solicitando ao secretário de Saúde de Palhoça, Rosiney Horácio, a inclusão dos comerciários no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 no município.
“Os comerciários são responsáveis pela manutenção do abastecimento da sociedade em geral, e estão expostos à contaminação do novo coronavírus pela própria natureza da função. A profissão, para ser exercida, requer contato próximo com as pessoas, e esta proximidade torna os empregados do comércio grupo de risco”, justificou o vereador, no documento protocolado na Casa Legislativa.
Em intervenção feita durante a sessão do dia 25, o vereador defendeu a aprovação do requerimento e sustentou, diante dos colegas de legislatura, a tese de que os comerciários precisam ser considerados como prioridade no processo de vacinação. “São pessoas que sempre estão na linha de frente, vendendo arroz e feijão, entre outros, na boca do caixa. Mesmo quando os comércios estavam fechados, essas pessoas estavam ali, suprindo as nossas necessidades”, defendeu Juninho da Farmácia.
Vale ressaltar que, desde as primeiras medidas restritivas impostas pelo governo do estado de Santa Catarina, em março de 2020, algumas atividades consideradas como essenciais não foram interrompidas, como os serviços prestados por farmácias e supermercados. Desde então, os trabalhadores que exercem sua atividade profissional nesses locais têm sido expostos à contaminação pelo novo coronavírus, mesmo diante da observação de todas as medidas de higiene sanitária recomendadas.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?