Os Jogos Escolares de Palhoça (JEP) serão retomados nesta segunda-feira (21), com disputas de futsal e vôlei de praia, e as competições seguem até o dia 10 de novembro. Participam desta etapa 31 escolas públicas e particulares localizadas no município – considerando também as modalidades já disputadas na primeira fase da competição, em junho, o total é de 34 escolas participantes.
Uma das novidades é a inclusão da modalidade de tiro com arco. “O tiro com arco é um esporte olímpico que já é praticado há algum tempo em Palhoça e agora conseguimos estruturar a inclusão da modalidade no nosso programa”, comemora o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), Jeferson Ramos Batista.
As modalidades de futsal, vôlei, handebol, basquete, tênis de mesa e xadrez serão disputadas na categoria sub-13 – nesses esportes, a categoria sub-16 foi disputada em junho, quando também foram realizadas as lutas de jiu-jitsu em todas as faixas etárias disponíveis. “Em 2023, quando fizemos o resgate do evento, que sempre foi histórico em Palhoça, nós fizemos as duas categorias em 21 dias de jogos. Desta vez, optamos por dividir, pela quantidade expressiva de inscrições nas modalidades, fazendo com que o evento ficasse ainda maior”, explica o presidente da fundação.
Além das modalidades mencionadas, os JEP terão ainda: judô, caratê, taekwondo, patinação artística, ginástica artística e ginástica rítmica (todos com competições nas categorias sub-13 e sub-16).
Lembrando que os Jogos Escolares de Palhoça são organizados de forma conjunta pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura e pela Secretaria de Educação. “É gratificante ver a mobilização dos alunos para a disputa dos Jogos Escolares. Isso movimenta a dinâmica das nossas escolas de uma forma muito positiva”, avalia o secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros.