Com o cinturão de campeão estadual garantido, o pugilista do Aririú João Ferreira, de 18 anos, parte para Salvador, na Bahia, onde disputa o Campeonato Brasileiro masculino juvenil, entre os dias 9 e 17 de dezembro. A luta de João foi um dos destaques da etapa final do Campeonato Catarinense de Boxe, disputada no sábado (2), no Caranguejão, e que levou o nome de Taça Acelino "Popó" Freitas. "A etapa final foi considerada a melhor de todos os tempos em Santa Catarina. Ficamos felizes que foi na cidade que nos acolheu com tanto carinho", avaliou o organizador do torneio, Marcos Luz.
No total, foram 14 disputas de cinturão e três lutas de exibição. Uma das lutas de exibição marcou o retorno ao lar do palhocense Leonardo Sadi Weiss. Com 13 anos e 39kg, Léo enfrentou Igor Malagolli, da Escola de Boxe Malagueta, de Biguaçu, na categoria infantil, até 42kg. Não houve pesagem antes da luta, e a equipe que orientou o jovem pugilista palhocense durante o combate contestou o peso do adversário. Mesmo assim, Léo foi considerado vencedor por dois dos três juízes que avaliaram a luta. "Não fui tão bem, dava para ter ido melhor. Mas é aquela coisa, lutei com um moleque mais pesado do que eu, duas categorias acima, mas mesmo assim consegui sair com a vitória", avaliou o jovem lutador, que neste ano trocou o Aririú por São Paulo, onde passou a treinar em uma das equipes mais respeitadas do boxe nacional nas categorias de base, The Oliveira Brothers.
Uma temporada que rendeu até treinamentos na Seleção Brasileira. "Fechamos o ano com um saldo muito positivo, 2017 foi um ano perfeito. Fechamos o ano com seis lutas (cinco vitórias), fomos convidados a integrar a melhor equipe de base do Brasil e ainda chegamos a estar três vezes na Seleção Brasileira, e tendo a certeza dos treinadores da Seleção de que estamos no caminho certo", comemora o pai, o palhocense Rodrigo Weiss.
João Ferreira também está bem perto de sentir o gostinho de defender a Seleção nacional. O garoto do Aririú encara o Brasileiro juvenil com chances de subir ao pódio. João viaja ainda mais motivado após a vitória para cima de Matheus Teixeira, da equipe Meninos de Ouro, de Balneário Camboriú, durante a etapa final do Estadual. João contou com o apoio vibrante da torcida presente no Caranguejão para superar um adversário "marrento", que abusou das gracinhas em cima do ringue. O oponente encarou o estilo "show man", mas quem deu show mesmo foi o lutador palhocense, representante da equipe Sociedade da Luta. "Foi uma luta dura, consegui impor meu ritmo ao longo dos três rounds, dominante em todos eles. Me colocaram contra um atleta difícil, forte e que fazia muita graça em cima do ringue, tentando tirar minha concentração para lutar o jogo dele, mas não me deixei levar pela emoção e consegui manter o foco até o fim da luta", avaliou João. "Agora é reta final de treinamento. Pequenos ajustes são feitos agora, novas estratégias, e o foco aumenta a cada dia mais", projeta, em relação ao Brasileiro, onde vai em busca do ouro na categoria juvenil, até 69kg (meio-médio ligeiro).