Por: Willian Schütz
Uma iniciativa criada em Palhoça doou mais de 150 mechas de cabelo para pacientes em tratamento de câncer no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon). A iniciativa foi realizada no Instituto Monique Cardoso, referência em tratamentos de saúde capilar e estética. A arrecadação foi intensificada no período de Outubro Rosa — campanha mundial de prevenção aos câncer de mama e colo de útero.
Intitulada “O Mar que Transforma”, a iniciativa tem como objetivo transformar as mechas arrecadadas por meio de doações em perucas para pacientes oncológicos. Segundo a organização, essa ação ajuda a devolver autoestima e confiança a mulheres que enfrentam a perda de cabelo devido ao tratamento.
Apesar de intensificada em outubro, a campanha de arrecadação continua. Para participar, as doadoras precisam apenas comparecer ao Instituto Monique Cardoso e doar uma mecha de, no mínimo, 20 centímetros de comprimento.
Além disso, o instituto oferece um corte de cabelo e uma escova gratuitos para todos os doadores, além de um tratamento capilar especial como forma de agradecimento pelo gesto. De acordo com a organização, é uma forma de estimular as doadoras.
Depois do corte, as mechas são então encaminhadas para o Cepon, onde são confeccionadas as perucas.
A ação de doação de cabelo “O Mar Transforma” é realizada desde 2019. Desde então, o Instituto Monique Cardoso tem promovido a iniciativa anualmente, mobilizando a comunidade para apoiar mulheres em tratamento oncológico.
Outubro Rosa
Neste ano, a campanha de doação foi intensificada em outubro, aproveitando o mês de conscientização sobre o câncer.
Embora a iniciativa funcione durante o ano inteiro, o Outubro Rosa traz uma oportunidade especial para sensibilizar a comunidade sobre a importância do apoio às pacientes oncológicas.
E a demanda é muito alta. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.
Em Santa Catarina, o cenário também se reflete. A Secretaria de Estado da Saúde afirma que tem como estimativa para o ano de 2024 cerca de 3.860 novos casos de câncer de mama em território catarinense. O levantamento leva em conta dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Globalmente, o câncer de mama representa 11,7% dos casos oncológicos, sendo a principal causa de incidência entre as mulheres.
Sobre o instituto
O Instituto Monique Cardoso é um centro especializado em saúde capilar e estética localizado em Palhoça. Fundado por Monique Cardoso, referência na área de tricologia e terapia capilar, o instituto oferece tratamentos integrativos para saúde dos cabelos e cuidados estéticos.
Monique tem mais de 18 anos de experiência e mais de 50 certificações na área de saúde integrativa, destacando-se como mentora e técnica nacional da Toctus Professional. O Instituto se destaca pelo uso de técnicas avançadas e uma abordagem personalizada, oferecendo também tratamentos faciais e corporais, em um espaço projetado para promover bem-estar e confiança aos seus clientes.
Cabe salientar que o Instituto Monique Cardoso fica na rua Cel. Bernardino Machado, número 245, Sala 3, no Centro de Palhoça.