O Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (Inaitec), do qual a Prefeitura de Palhoça é um dos fundadores, vai integrar uma missão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O foco principal da missão é a participação no Expand North Star, grande evento do setor de tecnologia, que será realizado, entre 8 e 19 de outubro.
Um dos principais hubs de tecnologia e inovação de Santa Catarina, o Inaitec vai apresentar startups, que farão exposições e poderão participar de competição com outras empresas do mudo todo. “Hoje, Palhoça tem um ecossistema importante na área da inovação, com empresas de tecnologia de alto gabarito, com ideias realmente criativas, e este evento em Dubai é uma oportunidade para elevar o nome do nosso município em patamares internacionais”, avalia o prefeito em exercício, Amaro Junior.
O roteiro também inclui visitas técnicas a empresas e instituições do país árabe e a participação em outros encontros, como o Gitex Global, o Fintech Surge e o Future Blockchain Summit. “É uma oportunidade que nos permite fazer networking com grandes investidores e líderes de tecnologia”, comenta Diego Chierighini, diretor executivo do Inaitec.
Localizado na Pedra Branca, o Inaitec faz parte do Parque Tecnológico Pedra Branca, que se destaca como um exemplo relevante de ecossistema de inovação no Brasil. Criado para promover o desenvolvimento econômico local por meio da ciência e da tecnologia, o parque oferece uma infraestrutura adequada e um ambiente colaborativo para startups e empresas inovadoras.
Com mais de 79 edificações, o parque já sediou mais de mil eventos, proporcionando mais de 6 mil horas de capacitação e impactando diretamente mais de 16 mil pessoas. “As missões internacionais, como esta participação no Expand North Star, são importantes para pavimentar caminhos para a comercialização da produção das empresas de Palhoça no exterior, abrindo mercado, amadurecendo o potencial de competitividade das nossas empresas e ampliando o fomento ao comércio internacional”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.
O parque tem 2.367 permanecem ativas. O faturamento do polo ultrapassa R$ 2,7 bilhões, com um capital social agregado de R$ 13,5 bilhões.