O Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (Inaitec), do qual a Prefeitura de Palhoça é um dos fundadores, integrou uma missão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste mês de outubro.
Um dos principais focos da missão foi a participação no Expand North Star, um dos maiores e mais prestigiados eventos internacionais de tecnologia e empreendedorismo do mundo, encerrado no sábado (19). O evento reuniu mais de 100 mil participantes, incluindo startups, investidores, líderes de negócios e entusiastas do setor, prontos para explorar as últimas tendências e inovações tecnológicas globais.
O diretor executivo do Inaitec, Diego Chierighini, participou de um painel durante o Expand North Star, intitulado “Criando uma cultura de inovação”. O painel discutiu a importância de desenvolver uma mentalidade sustentável que capacite empreendedores para que possam prosperar no dinâmico cenário tecnológico brasileiro. “Falamos do mercado de inovação do Brasil naquele painel, e acho que foi muito importante, principalmente por posicionar o Brasil em uma feira internacional de muita relevância”, destaca Chierighini. “É essencial compartilhar nossa experiência em um ambiente global que nos permite estabelecer conexões valiosas com grandes investidores e líderes de tecnologia”, acrescenta.
Além do Inaitec e da própria Apex-Brasil, representantes do Sebrae e da Acate também estiveram presentes na missão catarinense. “A presença dessas entidades de Santa Catarina, e mais especificamente, da Grande Florianópolis, fortalece muito o mercado do Sul do Brasil e da nossa Região Metropolitana”, analisa o diretor.
Diego Chierighini também relata que foi uma oportunidade ímpar para promover a instituição. “Foi importante para mostrar o que o Inaitec faz, quais são os nossos diferenciais, o que acreditamos que são os ambientes de inovação do futuro, que são basicamente o que a gente já faz hoje lá na Pedra Branca. Inclusive tivemos a oportunidade de comparar com alguns ambientes locais em Dubai”, comenta Chierighini. “O que eles estão construindo por lá nós já fazemos há 14 anos aqui no Inaitec, com desenvolvimento e com resultado, com 2.420 empresas ativas”, complementa.
Startup é destaque
Cinco empresas que fazem parte desse ecossistema de inovação do Inaitec acompanharam a missão catarinense: Zoome Produções LTDA, Forpay Digital Bank, Saguaro Comunicação, Pronutra do Brasil e Eurotec Technology, que teve destaque especial ao se classificar como semifinalista no Supernova Challenge, uma das competições de startups mais importantes do mundo. “A gente conseguiu mostrar um pouquinho do nosso mercado, não só para Dubai e os Emirados Árabes Unidos, mas para todo mundo, porque participava gente do mundo inteiro”, celebra o diretor executivo.
Além do evento de tecnologia, a missão ainda realizou visitas em locais como Dubai Business Women Council, Sharjah Research Technology and Innovation Park, In5 Tech, Difc, DTec – Dubai Silicon Oasis e Dubai Commercity HQ, proporcionando uma visão abrangente das tendências tecnológicas e das oportunidades de negócios globais. “A missão do Inaitec em Dubai foi um sucesso. O evento proporcionou oportunidades de networking, aprendizado e visibilidade internacional para nossas startups incubadas”, finaliza Diego.
Para o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, a missão consolida a posição de Palhoça como referência no setor de tecnologia. “A inclusão do Inaitec em uma missão tão importante confirma a vocação de Palhoça. Criamos um ecossistema de inovação consistente, com uma legislação enxuta e bem estruturada, atraindo empreendedores com mentalidade inovadora e gerando empregos com alto valor agregado”, avalia o prefeito.