Estão abertas, até 9 de julho, as inscrições para o processo seletivo de ingresso para o curso de ensino médio técnico de Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC. Ao todo estão sendo oferecidas 40 vagas para os estudantes que já concluíram o ensino fundamental [9º ano].
As inscrições podem ser feitas por meio do site do câmpus. O curso é totalmente gratuito, a seleção é por meio de sorteio e não há cobrança de taxa de inscrição. O sorteio eletrônico público para preenchimento das vagas será realizado em 12 de julho, às 15 horas, e a divulgação dos candidatos selecionados em primeira chamada será em 13 de julho, a partir das 18 horas.
A matrícula on-line dos candidatos aprovados em primeira chamada está prevista para o período de 14 a 19 de julho. Caso os candidatos sorteados não efetivem matrícula, em 26 de julho, a partir das 18 horas, será divulgada uma lista dos convocados em segunda chamada [chamadão].
As aulas vão iniciar em 27 de setembro, no período vespertino, de segunda a sexta-feira, com atividades não presenciais (ANPs). Isso quer dizer que serão ministradas remotamente, por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICs), em razão da suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19. Por isso, é necessário que o candidato tenha acesso a computador ou outro meio de comunicação conectado à internet para que possa acompanhar e realizar as atividades do curso.
Um curso técnico integrado é aquele em que o aluno faz o ensino médio junto com a parte profissionalizante, ao mesmo tempo, e sua duração é de quatro anos.
Reserva de vagas
O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas, 50% delas são destinadas a candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou com deficiência. As listagens completas com os números de vagas reservadas estão no edital de ingresso nº 03/DEING/2021/2.