Para comemorar os cinco anos de entrega da estrutura do IFSC à comunidade e o Dia Nacional do Surdo, o campus Palhoça Bilíngue realizou nesta quarta-feira (26) uma série de atividades pedagógicas e culturais. A programação levou em consideração o “Setembro Azul”, movimento nacional que celebra as lutas em defesa dos direitos da comunidade surda brasileira, sendo considerado um marco da mobilização em favor das escolas bilíngues no país, da valorização da cultura surda e da língua de sinais.
O campus Palhoça Bilíngue é a primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a oferecer educação profissional e tecnológica na perspectiva bilíngue (Libras/Português). Sua contribuição está em trazer para o cenário brasileiro uma política de ensino, pesquisa e extensão que busca viabilizar uma efetiva interação entre surdos e ouvintes no campo educacional e profissional.
Atualmente, são mais de 100 matrículas de alunos surdos, os quais estão inseridos em cursos de qualificação profissional, ensino médio técnico, graduação e pós-graduação.
A programação contou com apresentação de dança e de poesias e oficina de “Literatura Surda”.