Em recente visita ao município de Palhoça, a candidata ao Senado pelo PT Ideli Salvatti lembrou da luta que empreendeu juntamente com a comunidade palhocense, no caso da mudança da praça de pedágio.
A primeira praça de pedágio, construída na BR-101, em Palhoça, dividia o município ao meio, o que obrigava os palhocenses a pagarem pedágio para chegar aos bairros ao Sul do município. A vitoriosa luta pela transferência do local da praça do pedágio, no ano de 2012, foi possível graças à mobilização da comunidade e do apoio da então ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti e do superintendente do Dnit, à época, João José dos Santos.
De acordo com Ideli, houve um período de negociação porque a mudança de local do pedágio envolvia alteração no contrato de concessão com a Autopista Litoral Sul.
A ministra Ideli Salvatti convenceu o diretor geral da ANTT, Ivo Borges, a vir a Santa Catarina para verificar a situação. Após análise, viram que não existiam vias alternativas ao pedágio, pois o Rio Cubatão faz da ponte da BR-101 a única via de conexão entre bairros de Palhoça, o que obrigaria os palhocenses a pagarem pedágio ao se deslocarem entre bairros do município.
02/12/2024
02/12/2024