O deputado federal Hélio Costa vai lutar em Brasilia pelas demandas da Segurança Universitária Federal. O parlamentar visitou a Secretaria de Segurança Institucional nesta sexta-feira (15), para ver de perto as reais necessidades da categoria que reivindica mais efetivo, independência e estrutura para trabalhar.
Hélio Costa se comprometeu, na conversa com o secretário Leandro Oliveira, em buscar soluções para a reposição de profissionais já que o cargo de vigilante foi extinto em 2006. “Hoje são 33 profissionais efetivos e mais de 300 terceirizados. A UFSC necessita de pelos 20 novos vigilantes de carreira para atuar nas viaturas de patrulhamento, o mesmo problema ocorre em outras universidades do país. Vamos estudar o que pode ser feito para quem sabe haver um concurso público”, disse.
O deputado também concordou com uma das pautas da categoria que é a mudança de nomenclatura. “Os vigilantes precisam ser reconhecidos pelo seu trabalho, mas na condição de agente de segurança federal devido à importância da atividade. Essa é outra luta nossa”, finalizou.
Além do concurso público para o cargo de Agente de Segurança Universitária Federal e da mudança do nome da função, os profissionais pedem a criação de uma Secretaria Nacional de Segurança Institucional junto ao Ministério da Educação e porte federal de arma de fogo.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?