Em meio à discussão sobre a duplicação da BR-282 em audiência pública realizada na Comissão da Infraestrutura do Senado, o deputado federal Hélio Costa (Republicanos) destacou a necessidade urgente de duplicação do trecho que vai da BR-101, em Palhoça, até o município de Santo Amaro da Imperatriz.
O parlamentar afirmou que este trecho de 20 quilômetros é o grande afogadilho da rodovia, na parte entre Lages e Florianópolis. “A via federal passa pelo perímetro urbano de Santo Amaro e o gargalo já começa lá embaixo, na BR-101. Por que não duplicam? Tem que colocar como prioridade, embora reconheça que uma terceira pista vá ajudar muito no primeiro momento. São 20 quilômetros vitais para desafogar o trânsito na Grande Florianópolis”, avalia o parlamentar.
O governo do estado informou que poderá colocar recursos estaduais na nova pista da BR-282. Já o governo federal pretende realizar um estudo de engenharia para finalizar o projeto de duplicação entre Lages e Florianópolis.
Interligação entre municípios
O deputado Hélio Costa ainda se manifestou sobre a pavimentação do trecho de 25 quilômetros que liga os municípios de São Pedro de Alcântara e Angelina. Para o parlamentar, uma obra no local ajudaria a desenvolver o turismo religioso. “Um corredor religioso pode ser formado a partir de São Pedro. Asfaltando até Angelina, o turismo da fé vai até Nova Trento, já que o governo do estado licitou o trecho até Major Gercino. Temos que desenvolver, interligando todos os municípios da Grande Florianópolis e do Vale do Rio Tijucas”, recomenda.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?