Por: Willian Schütz*
Para celebrar os cinco anos de aprovação da Reserva Mundial de Surf (RMS) da Guarda do Embaú, a nona reserva do mundo e a primeira do Brasil, organizações se uniram para realizar um dia cheio de ações em prol da preservação da praia. O evento está marcado para este sábado (6), das 9 às 16h - pode ser adiado em caso de chuvas intensas e persistentes.
A realização é uma parceria entre o Comitê Gestor Local da RMS, a Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), o Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS), a Associação Pró-Crep e o Ecosurf. Tudo isso, com apoio da Save The Waves Coalition (STW), organização internacional sem fins lucrativos que promove parceiras dedicadas a proteger os mares.
Para marcar a data, o Comitê Gestor Local, a convite do Instituto Ecosurf, aceitou participar da ação Nosso Oceano, que objetiva coletar e recuperar resíduos sólidos em vários pontos do litoral brasileiro.
“A celebração dos cinco anos da Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú pode ser interpretada como um grande manifesto da comunidade do surfe sobre a importância de existirem áreas que perpetuem a cultura surfe e os picos de ondas, em uma perspectiva integrada do surfista como agente de cuidado com a natureza e sua sociobiodiversidade", diz João Malavolta, fundador do Ecosurf.
Já o coordenador do grupo de trabalho para a elaboração do Programa Brasileiro das Reservas de Surf (PBRS) e sócio-fundador do Instituo Aprender Ecologia, Mauro Figueiredo, a RMS Guarda do Embaú é uma inspiração para o PBRS. “É a partir dela que estamos começando a criar uma rede de reservas pelo litoral brasileiro, a fim de que a responsabilidade dos surfistas em apoiar a proteção do seu habitat possa ser exercida com mais efetividade”, expressa.
Nossa Praia é Praia Limpa
Entre as atrações do evento deste sábado, estão: um mutirão de limpeza da praia, a instalação de placas indicativas da RMS e o lançamento oficial do “Selo Verde de Responsabilidade Ambiental – Nossa Praia é Praia Limpa”, iniciativa da RMS Guarda do Embaú, em parceria com a Associação Pró-Crep.
O selo representa o conjunto de atitudes tomadas para minimizar o impacto do descarte inapropriado de lixo reciclável na natureza. O Selo Verde servirá como um tipo de certificação que visa estimular ações de conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais nas atividades diárias, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento dos resíduos sólidos e ao destino correto do óleo de cozinha utilizado nas frituras. São atitudes básicas destinadas à preservação e conservação da qualidade ambiental daquele ambiente costeiro.
O selo permitirá identificar, a princípio, o compromisso dos comerciantes locais com relação à sustentabilidade ambiental de seu empreendimento, constituindo-se em uma ferramenta de apoio à sociedade e ao gestor público no enfrentamento dos desafios complexos que envolvem a temática ambiental.
Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú
Foi aprovada no dia 26 de outubro de 2016 pela ONG Save The Waves Coalition (STW), com base em critérios como: qualidade e consistência das ondas; características ambientais únicas; cultura, história e apoio da comunidade
Programação
9h: abertura do evento no Rio da Madre e lançamento oficial do Selo Verde RMS/Pró-Crep
9h30: início da limpeza de praia e instalação de placas indicativas da RMS
12h: triagem dos resíduos coletados e avaliação
14h30: cerimônia no monumento da RMS
16h: apresentação de surfe, com convidados, e círculo de saudação ao oceano
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
02/12/2024
02/12/2024