Depois de duas derrotas consecutivas, o Guarani de Palhoça muda de foco na Série B do Campeonato Catarinense. Como as chances de classificação foram para o espaço, o clube vai precisar concentrar as forças em um objetivo menos nobre, o de evitar o rebaixamento para a Série C estadual.
O Bugre fez dois jogos fora de casa e não conseguiu somar ponto algum. Primeiro, perdeu por 3x1 para o Barra (com direito a um gol contra), em Itajaí, no último domingo (22). E nesta quarta-feira (25), o Guarani foi a Blumenau para encarar o Metropolitano, e amargou mais um tropeço: 3x2 para o time da casa. Todos os gols foram marcados no segundo tempo. O jogo foi equilibrado. O Metropolitano largou na frente, e o Bugre empatou; o time da casa voltou a liderar o placar e sofreu o empate novamente; aí veio o terceiro gol, e o Guarani não teve mais forças para empatar.
O time de Palhoça é o lanterna do returno e começa a ter sua permanência na segunda divisão ameaçada. O Bugre volta a campo neste domingo (29), em um confronto direto contra o rebaixamento, diante do Operários de Mafra (são os dois últimos colocados na classificação geral, e apenas um time cai para a terceira divisão; por enquanto, os palhocenses estão dois pontos à frente). O jogo começa às 15h10, no Estádio Renato Silveira.