Agentes da Guarda de Trânsito de Palhoça (GTP) participaram de um curso sobre alcoolemia e a utilização do equipamento etilômetro em barreiras de trânsito, ministrado pelo policial rodoviário federal Jean Paulo da Silveira, na última sexta-feira (6).
O curso foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a participação de 11 agentes da GTP. “Os procedimentos de uso do bafômetro são bem complexos e qualquer erro de procedimento, tanto com o aparelho como com o preenchimento do auto de infração, pode ser motivo de recurso pelo condutor abordado”, argumenta o coordenador da GTP, Ezequiel Martins. “Então, resolvemos fazer um curso específico para que o auto não seja derrubado e a intenção da operação não seja fracassada, tendo em vista ser uma barreira de cunho educativo”, acrescenta.
Depois da aula teórica, os agentes organizaram uma blitz de cunho educativo, na Avenida Barão do Rio Branco, junto à Praça Sete de Setembro, para aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos. Foram abordados aproximadamente 120 veículos, com a utilização do etilômetro passivo. Desses 120, foram realizados quatro procedimentos de alcoolemia e duas remoções.
O etilômetro passivo é uma espécie de bastão, onde o condutor assopra: se o condutor tiver consumido bebida alcoólica, o indicador do equipamento fica na cor vermelha. “É como se fosse uma triagem. Se ficar vermelho, o condutor é convidado a fazer o bafômetro, propriamente dito”, explica Ezequiel.
O coordenador explica que essas ações, como as barreiras de trânsito, já são realizadas periodicamente pela GTP e são intensificadas na temporada de verão, onde triplica o índice de flagrantes de condutores embriagados ao volante. “A maioria dos graves acidentes se dá por embriaguez ao volante, principalmente na temporada de verão, nas nossas praias. Então, vamos continuar fazendo esse trabalho com mais intensidade. A intenção é educar os condutores e evitar graves acidentes”, finaliza Ezequiel.
Lembrando que o ato de dirigir embriagado é considerado uma penalidade gravíssima. O valor da multa pela infração é de R$ 2.934,70 e acarreta na suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?