A Prefeitura de Palhoça concedeu o alvará de licença para funcionamento do Ginásio Poliesportivo Raphael Martins dos Santos, anexo ao colégio estadual Ivo Silveira, localizado no Centro do município, até o final de 2021.
Na última quarta-feira (23), o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), José Virgílio Junior (Secco), visitou as instalações do ginásio. “Hoje, o alvará de funcionamento está liberado somente para as atividades da própria escola, não pode ter projeto externo, ainda”, revela Secco.
Durante a visita, Secco conversou com o diretor da escola, Adriano Cúrcio. No futuro, a intenção da FMEC é a de realizar uma parceria para a utilização do espaço - a quadra e a área destinada às artes marciais - pelas equipes de rendimento do projeto Palhoça Esportiva, comandado pela FMEC.
Por isso, o Executivo municipal vai ampliar o diálogo com o Governo do Estado para formatar uma proposta de gestão compartilhada do espaço, para que a comunidade palhocense possa usufruir do complexo esportivo, seja na prática de esportes de rendimento, seja na condição de espectadores de grandes eventos. “Apresentamos à Secretaria de Estado de Educação uma proposta de gestão compartilhada do espaço, para assim atendermos de forma equitativa o esporte educacional e de rendimento e os eventos”, informa o vice-prefeito Amaro Junior, que é professor de Educação Física e comemora a possibilidade de utilização de uma quadra oficial (a única em Palhoça).
O ginásio
O Ginásio Poliesportivo Raphael Martins dos Santos tem uma infraestrutura invejável. São mais de 6 mil metros quadrados de área, com uma quadra oficial, medindo 40 metros por 20 metros, e capacidade para receber um público de 1.200 pessoas sentadas.
O complexo de três andares ainda conta com alojamentos e vestiários; dois auditórios (os dois com capacidade para 200 pessoas) e 16 salas de aula; e estacionamento.
As obras de construção do ginásio iniciaram em 2014, com um custo de cerca de R$ 10 milhões, mas o cronograma sofreu o impacto de constantes paralisações e ajustes de projeto.
A escola conta com mais de mil alunos e oferece o ensino em tempo integral.
Além da utilização do espaço para as atividades escolares, o fato da quadra de esportes ter as medidas oficiais favorece a atração de eventos e competições, como partidas oficiais de equipes estaduais, nacionais e até mesmo internacionais. “É uma conquista muito relevante para a comunidade palhocense. Nós vamos dialogar com o Governo do Estado e oferecer a nossa ajuda no que for possível para encontrar uma forma de compartilhar a utilização do complexo esportivo, tanto para o treinamento das nossas equipes de rendimento quanto para a atração de competições de alto nível e eventos de grande porte”, destaca o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?