Por: Willian Schütz*
Com a primavera, as temperaturas elevam e muita gente já começa a pensar em verão. Por isso, as forças de segurança de Palhoça já vêm se programando para a Operação Verão, que deve reforçar os cuidados, aumentar as rondas, entre outras ações por todo o litoral palhocense. Tanto que Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança Pública estiveram reunidas na última quinta-feira (7), na Prefeitura de Palhoça, para iniciar o planejamento das ações para a grande operação.
Segundo informações da Prefeitura, os trabalhos para a ação conjunta devem começar ainda em novembro e seguir até o encerramento da temporada, em abril. “Um dos diferenciais deste ano serão as ações integradas entre a Vigilância Sanitária, a Fiscalização de Tributos e a Postura. Formaremos uma equipe com três fiscais e um motorista, e vamos fazer um cronograma de ações”, explica a coordenadora de Fiscalização da Prefeitura, Ana Paula Machado.
O horário de funcionamento de bares e restaurantes também será fiscalizado e regrado, com fechamento até as 2h.
Outra ação prevista para esta temporada será semelhante a uma iniciativa da Polícia Civil, que identifica crianças nas praias, com a utilização de uma pulseira de identificação, para evitar que se percam da família. Neste verão, a Prefeitura deve organizar essa ação nas praias palhocenses, sob a iniciativa dos agentes da Guarda de Trânsito de Palhoça.
A ação de identificação de crianças com as pulseirinhas iniciará em 15 de novembro, mesma data programada para o início da execução de blitz educativa e de lei seca, que serão constantes ao longo da temporada.
A Operação Verão também vai contar com a abordagem a pessoas em situação de rua nos balneários do Sul, com o apoio da Secretaria de Assistência Social; e também com a fiscalização para orientar tutores com relação à presença de cachorros na orla, o que é proibido pela Lei Municipal 193/1994.
O comando do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Palhoça, está fazendo um planejamento para a grande operação. De acordo com o tenente-coronel Rodrigo Dutra, “a intenção é manter o mesmo planejamento das edições anteriores, ou seja, integração entre essas forças de segurança, prefeitura e fiscalizações”.
Ressalta-se que, no ano passado, por conta da pandemia, a temporada de verão foi mais enxuta do que deve ser a deste ano, com o avanço da vacinação. Por isso, o comandante Dutra acredita “que a temporada será muito movimentada e com grande presença turística”. “O governo está sinalizado que as restrições serão bem menores”, aponta.
O Corpo de Bombeiros Militar também já começou seus preparativos para o verão que se aproxima. A instituição está promovendo o Curso de Guarda-Vidas, que deve capacitar novos profissionais para tornarem as praias palhocenses ainda mais seguras.
Na semana passada, foram realizadas atividades de natação aplicada, introdução de algumas técnicas básicas e avançadas de Salvamento Aquático. Além disso, o professor Gustavo Gonzaga, especialista em Ginástica Natural e em Saltos Ornamentais, explicou e demonstrou aos alunos a importância da segurança e da postura corporal para a realização das atividades de guarda-vidas.
Também destaca-se que, entre os dias 20 e 24 de setembro, os bombeiros que atuam como guarda-vidas nas praias palhocenses passaram pela Recertificação de Guarda-Vidas.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?