Trechos do loteamento Firenze Business Park, no Rio Grande, estão novamente servindo como depósito clandestino para empresas e lixão para moradores das proximidades. Há cerca de um ano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos já havia realizado uma limpeza dos entulhos jogados no local, mas a comunidade afirma que o problema voltou a aparecer.
Segundo populares, a quantidade de entulho é tão grande que a passagem de motoristas e pedestres fica dificultada. “Está feia a coisa aqui, já ‘comem’ até a metade da estrada”, relata um popular, que precisa transitar no local com certa frequência. Ele conta que há muitas empresas, instaladas no entorno, que abandonam lixo no loteamento.
Em julho de 2019, o jornal Palhocense já havia verificado a presença do lixo a céu aberto, bem como de queimadas feitas a partir dos descartes (clique aqui e relembre). Na época, a Prefeitura chegou a realizar um serviço de limpeza. “Retiramos mais de dez cargas de entulho da mesma rua”, esclarece a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Com relação às novas ocorrências, a Prefeitura afirma que está programando uma nova limpeza na região. A secretaria orienta que, em casos de despejo de entulho em local impróprio, seja feita uma denúncia na ouvidoria do município. “Para pegar o infrator, só se tiver registro fotográfico ou autuar o proprietário do terreno”, informa.
Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!