Além de ser um projeto para gerar renda e servir como auxílio para a comunidade, o “Mães do Frei” também cumpre papel educacional na Escola Básica Frei Damião. Entre terça (26) e quinta-feira (28), a iniciativa será apresentada na “Feira Mães do Frei”: evento que compõe o Movimento Plural Pela Educação, ambientado no espaço de eventos do Shopping ViaCatarina.
O projeto tem toda a cara do Movimento Plural Pela Educação, que em 2021 está com a temática: “Educação Empreendedora: Inovações para as transformações sociais”. O paralelo se dá pois o grupo surgiu como uma oficina sediada no ambiente escolar e, com o tempo, as participantes conseguiram firmar uma linha de produção capaz de aprontar cerca de 2 mil máscaras por semana.
O Mães do Frei é composto por mães e ex-alunas da comunidade escolar e tem por objetivo gerar renda, por meio do empreendedorismo feminino, dentro de uma comunidade com alto nível de vulnerabilidade social.
Apesar da grande capacidade de confecção, elas só produzem conforme recebem pedidos. Para isso, é preciso que empresas e pessoas físicas se mobilizem para ajudar, comprando ou revendendo. Os produtos são distribuídos em alguns pontos do comércio da região. Depois, são vendidos. Por fim, o valor arrecadado é recolhido e dividido entre as famílias das envolvidas e ações sociais.
No entanto, o evento que fica das 10 às 20h no espaço do ViaCatarina servirá como uma oportunidade para a comercialização desses produtos artesanais fora da comunidade do Frei Damião. Com isso, a Feira Mães do Frei conta com os seguintes produtos: pano de copa; toalha de rosto; toalha de mesa; souplat; kit piquenique; máscaras; ecobags e fronhas.
O Movimento Plural pela Educação chega a sua sexta edição, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Palhoça em parceria com o Senac, Enac, Sebrae/SC, FPM, Fadesc, Ifsc, Udesc e Unisul.
Esse ano, além de palestras, oficinas e mostras, haverá a apresentação de "cases" com práticas empreendedoras exitosas desenvolvidas pelos profissionais de educação das unidades da Rede Municipal, como é o caso deste evento das Mães do Frei.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?