Por: Willian Schütz*
A Escola de Ensino Fundamental Venceslau Bueno, localizada no Centro de Palhoça, iniciou a semana de portas fechadas. O motivo é um recente furto de fiação, que ocorreu no final da última semana. Apesar do fechamento temporário ter ocorrido agora, os transtornos provocados por vândalos têm sido recorrentes.
Através das redes sociais da escola, foi divulgado que a Secretaria de Estado da Educação já disponibilizou uma empresa para a reposição da fiação furtada e a previsão de finalização do serviço estava estimada para esta quarta-feira dia (19). As aulas devem ser retomadas, no sistema híbrido (parte presencial e parte online), nesta quinta-feira (20).
Enquanto isso, as aulas que ocorreriam presencialmente no início desta semana foram ministradas de forma online.
A direção relata que a escola vem sendo invadida desde 18 de abril; só na última semana, foram cinco vezes. Além dos prejuízos com os furtos, algumas telhas da Venceslau Bueno foram danificadas.
A diretora da escola, Maria Helena da Silva, diz que foram furtados quase todos os cabos de para-raios do entorno da escola, além de toda a fiação elétrica das quadras e os cabos subterrâneos de energia de um dos anexos, prejudicando temporariamente o funcionamento da instituição de ensino.
Foi registrado boletim de ocorrência. “A Polícia tem dado todo suporte possível para a situação, assim como a Coordenadoria Regional de Educação”, observa a direção da escola.
De acordo com o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar de Palhoça, o tenente-coronel Rodrigo Carlos Dutra, quando crimes como esses acontecem em escolas, a coordenação da Secretaria de Estado da Educação avisa a PM e é feito o deslocamento de guarnições para verificar o ocorrido.
Dutra informou que, no final de semana, foram feitas ações conjuntas para repressão a esse tipo de crime.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?