Muitas famílias prestigiaram o evento que a Guarda de Trânsito de Palhoça (GTP) organizou no domingo (4), na Pedra Branca, para comemorar os cinco anos de atuação da instituição, celebrados no dia 27 de junho. A GTP também foi homenageada pela Câmara de Vereadores, na sessão legislativa desta segunda-feira (5).
Quatro atividades foram programadas, a partir das 7h, na área dos lagos da Pedra Branca: o Desafio Pagará de mountain bike reuniu 97 participantes; o Pedal Infantil teve a participação de 30 crianças; a Corrida 5K, que percorreu um trajeto especialmente desenhado dentro do bairro, contou com 120 inscritos; e a Escolinha de Trânsito, importante ação educativa desenvolvida pela GTP, fez sucesso com a garotada, assim como o Batman Floripa, que distribuiu brindes e foi um dos campeões de fotos, ao lado do helicóptero da Polícia Militar, outra atração do evento.
Além disso, também foram disponibilizadas outras atividades recreativas, como cama elástica e escorregador para as crianças. Tudo dentro dos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias e respeitando todas as medidas de saúde determinadas para o combate à Covid-19. “Foi um evento sensacional, sucesso de bilheteria. Muitas crianças com os pais, atletas, helicóptero, Batman, foi realmente muito legal”, avalia o secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa.
Além das atrações para a comunidade, o evento também teve caráter social, com a arrecadação de cerca de 160 quilos de alimentos, que serão doados. “Nós temos um envolvimento muito grande com a comunidade. Os palhocenses já se identificam com os guardas municipais e adquiriram o hábito de nos procurar quando precisam de auxílio, e nós correspondemos com a dedicação ao trabalho e, sempre que possível, nos envolvendo em campanhas como esta, de arrecadação de alimentos”, exalta o sub-coordenador dos guardas de trânsito de Palhoça, Tony Anderson.
Moção de Parabenização
Na Câmara de Vereadores, na sessão da última segunda-feira (5), a Guarda de Trânsito de Palhoça recebeu a Moção de Parabenização 0100/2021, pelos cinco anos de serviços prestados ao município.
O atual comandante da GTP, Ezequiel Martins, esteve presente na sessão e falou na tribuna da Casa Legislativa. Ezequiel mostrou aos vereadores a trajetória de cinco anos “trabalhando dia e noite em prol da sociedade palhocense”, desde a instituição dos Agentes de Trânsito, em 2016 (a lei que regulamentou a atividade foi publicada ainda em 2015, mas a posse dos primeiros agentes só ocorreu em 2016), passando pelas mudanças de nomenclatura, de brasão e de uniforme, até chegar à Guarda Municipal – que só não está ativa ainda em função da Lei Federal 173/2020, que impede a mudança de atribuições no serviço público até dia 31 de dezembro de 2020. “A partir de março, devemos estar ingressando no curso de formação da Guarda Municipal. Estamos vendo a escola que vai nos formar. Em média, são quatro meses de formação. É uma formação muito séria, que é o que o povo palhocense merece. Estaremos investidos no cargo, conforme a lei, e esses quatro meses vão ter 34 profissionais muito capacitados na segurança pública de Palhoça”, informou Ezequiel.
A Guarda de Trânsito de Palhoça
A Guarda de Trânsito de Palhoça foi criada em 27 de junho de 2016, com a posse dos primeiros 20 agentes aprovados em concurso público.
A função foi estabelecida pela Lei Complementar 184, de 11 de fevereiro de 2015. Os agentes precisam ter curso superior e têm uma jornada de trabalho semanal de 40 horas para desempenhar as funções previstas em lei, com o objetivo de aplicar e fiscalizar o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); zelar pela segurança do trânsito em Palhoça; prestar orientações aos usuários; realizar cursos, capacitações e ações municipais de educação para o trânsito; realizar operações em eventos municipais; organizar e fiscalizar o trânsito; auxiliar na travessia de pedestres; coordenar o fluxo de veículo, realizando intervenções para melhoria de trafego; prestar auxílio aos órgãos estaduais ou federais, quando em operações de trânsito de grande vulto; exercer toda a fiscalização da malha viária no município, exceto rodovias estaduais e federais; realizar operações de trânsito, compreendendo as áreas de tráfego, fluidez, condições do trânsito, estatísticas, estacionamento, parada, transporte e estudos; desempenhar atividades para coibir fatores que interferem negativamente no trânsito, tais como acidentes, quebra de veículos automotores, infrações e irregularidades, e realizar atendimento quando solicitados; prestar informações aos usuários e realizar o planejamento e análises de possíveis alterações do fluxo de trânsito no município; acompanhar ou conduzir veículo apreendido ou acidentados até seu depositário legal.
No ano passado, a Lei 098/2020 instituiu a Guarda Municipal de Palhoça, e em 2021, os agentes passarão por um treinamento específico para realizar as novas atribuições.
Atualmente, o município conta com 34 agentes, que atuam em uma nova base operacional, instalada dentro da remodelada Praça Sete de Setembro, no Centro de Palhoça. A Guarda também conta com uma base na sede administrativa municipal, com sete salas – incluindo uma central de videomonitoramento, onde serão espelhadas as 252 câmeras de segurança que estão sendo instaladas pelo município.
A GTP também atua com o apoio de seis automóveis e quatro motocicletas.
São três equipes realizando plantões de 16 horas, com horário de atendimento entre 6h e 4h.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?