Por: Willian Schütz*
A família Mai, formada pelos empreendedores Everson e Bruna e seus dois filhos, viajou muito pelo Brasil de um ano para cá. Primeiramente, eles transformaram uma Kombi em um lar sobre rodas, que serviu até mesmo como home office; mais recentemente, adquiriram um motorhome, com o qual já passaram por alguns estados brasileiros. E é só o começo.
Eles estão desde fevereiro com o veículo. Já rodaram muito em Santa Catarina e foram ao Camping Internacional, que fica quase na fronteira com o Paraguai.
Além disso, só no mês passado, com a nova casa móvel, mais espaçosa e turbinada, eles também saíram de Palhoça e seguiram até Brasília, parando duas vezes em Minas Gerais.
Tudo isso, sempre publicando as novidades no perfil @kombinamais no Instagram, mostrando experiências da longa passagem pelas estradas, bem como postando o “quintal” de cada dia.
A ideia de viajar em um motorhome começou em 2018, quando eles estavam reunidos em casa, assistindo TV, e viram um programa sobre uma viagem desse estilo pela Califórnia, no Death Valley. Imediatamente, a família Mai se encantou por aquilo e quis viver essa experiência.
Por isso, eles marcaram uma viagem com um motorhome alugado, ainda naquele ano. E a experiência foi marcante, tanto para os pais quanto para as crianças. Por isso, os Mai ficaram com a ideia de comprar o próprio motorhome.
Mas a oportunidade só surgiu no ano passado. “Quando estourou a pandemia, acelerou o nosso sonho de ter um motorhome, a gente viu essa oportunidade, com as crianças estudando online, pois a escola das crianças é um impeditivo para viajar. Então, fomos atrás de um motorhome”, relembra Bruna Fernandes Mai.
O plano inicial da família, ainda no ano passado, era viajar até Ushuaia, na Argentina, com alguns amigos. Contudo, o motorhome só foi adquirido em outubro e demora um ano para ficar pronto, porque é feito por encomenda. “Mas nós conseguimos ele em seis meses, mas como compramos em outubro, tivemos que viajar de outra forma no final do ano”, completa.
Para contornar esse obstáculo, eles compraram uma Kombi, inspirados por duas famílias de amigos que já tinham aderido a essa ideia. Mas o grande desafio foi adaptar o veículo em um prazo de 40 dias, deixando a Kombi pronta para encarar a longa viagem.
Nesse processo, o próprio Everson, auxiliado por amigos e mecânicos, teve de colocar a mão na massa. E a “kombihome” ficou pronta a tempo. Mas, por conta das fronteiras fechadas, devido à pandemia, os Mai tiveram que mudar a rota. Eles foram até a Bahia. Durante o período em que estiveram na estrada, os meninos estudaram remotamente e os pais trabalharam no sistema home office. Tudo isso sobre quatro rodas.
Everson é fundador da empresa palhocense “Mais Internet”, na qual Bruna também atua, como um dos pilares da companhia. Conectados na rede, tanto dentro da kombihome quanto no novo “trailer”, eles conseguiram seguir viagem e manter parte da rotina do “dia a dia”, mas sempre vivenciando experiências marcantes e fazendo amigos na estrada. E agora, com o motorhome, essas experiências tendem a se repetir cada vez mais.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?