A mostra fotográfica "Aranduá" traz imagens produzidas por indígenas de 10 comunidades guarani localizadas nos municípios de Palhoça, Biguaçu e Canelinha. A abertura da exposição, na última terça-feira (23), contou com uma roda de conversa com os autores das 27 obras expostas. As imagens estão abertas à visitação no Continente Park Shopping, em São José, até o dia 18 de fevereiro.
A mostra é resultado de uma oficina de fotografia que aconteceu dentro e fora das comunidades no âmbito do processo de licenciamento ambiental do Contorno Rodoviário de Florianópolis, como uma das medidas de compensação relativas aos impactos da obra.
Olhar indígena
Muitas pessoas não sabem da existência dessas comunidades tão próximas de suas casas e da Capital. Dessa forma, a exposição é um convite para passear um pouco pela cultura guarani, quase sempre invisível aos olhos das sociedades urbanas contemporâneas.
"Aranduá" significa conhecimento/sabedoria na língua guarani e expressa exatamente o que se objetiva repassar: o conhecimento sobre a presença desse povo que possui características únicas em sua organização social, cultura, religião e língua, possibilitando o protagonismo dos guarani como fotógrafos singulares, capturando as imagens de fragmentos dos seus modos de vida.