O público que prestigiou o MTK Global by Aspera FC, evento internacional de MMA realizado no sábado (27), no Ginásio do Caranguejão, não se decepcionou. Foram 10 lutas bem disputadas de MMA profissional e uma luta amadora, com direito a dois combates femininos.
O MTK (Mack The Knife) é uma liga inglesa de MMA, que no Brasil é administrada pelos organizadores do Aspera FC. Palhoça recebeu o primeiro evento em solo nacional, e não decepcionou. O público compareceu em bom número ao Caranguejão e viu combates de alto nível.
Um dos vencedores da noite foi o lutador Rafael Back, que mantém uma academia no Madri. Ele lutou na categoria até 70kg e venceu Raul Furtado por decisão unânime dos jurados. “Minha luta mudou três vezes de adversário. No início, estava me preparando para lutar com um trocador, um striker, e acabou mudando para um moleque que é muito bom de chão, campeão de jiu-jitsu, atleta muito bom mesmo”, avalia Rafael. “Ganhei bem os três rounds, foi uma luta boa de se ver. Consegui aplicar dois knock downs nele e ganhei a luta bem, mas foram três rounds bem disputados. Moleque duro, aguentava bem as pancadas, bati muito nele no segundo round, e ele não desistiu, mostrou um coração gigante. Tenho todo respeito e admiração por ele, que foi muito competitivo, deixou tudo dele lá dentro do octógono”, comentou.
Rafael Back integrou a equipe Inside, um dos destaques da noite. Outro destaque foi a equipe Rangel Farias.
Destaque também para as duas lutas femininas. Cindy Alves perdeu para Larissa Mayara “Malvadeza” em um combate de intensa trocação no card profissional, e Vick Souza venceu Emy “Guerreira” no desafio amador.
“O evento foi um sucesso. A gente, como atleta e como equipe, precisa ter esses eventos na região da Grande Florianópolis. Tinha bastante gente, teve ótimas lutas. A gente tem um nível de atletas em Santa Catarina muito bom, não ficamos devendo em nada em qualidade técnica”, define Rafael. “O evento de MMA superou as expectativas. Deu um público gigante e lutas de alto nível. Fora toda a estrutura de qualidade, ringue, iluminação, som, mestres de cerimônia... De verdade, foi muito bacana, foi bem gratificante receber este evento aqui. E agora estamos pensando em realizar um evento grande de jiu-jitsu também no Caranguejão”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), José Virgílio Junior (Secco).
As lutas
Confira os resultados
MMA AMADOR
50kg - Vick Souza (Chute Boxe Floripa/Team Tavares) venceu Emy “Guerreira” (Guetto Diamond/ Muay Thai Spirit) por decisão unânime dos jurados
MMA PROFISSIONAL
66kg - Gilmar Valter (Rangel Farias) contra Cristian da Silva (Gueto Diamond) acabou em no contest (sem resultado) após uma joelhada ilegal de Cristian
77kg - Cleiton “Amazonas” (Wado Dela Riva) venceu Renan (Killer Bees) por finalização no 2º round
57kg - Tiago Taveira (Inside) venceu Douglas Farias (Blasius) por intervenção do árbitro no 1º round
70kg - Bruno Sá (Rangel Farias) venceu Ricardo Sassemann (Marcos Cunha) por nocaute técnico no 3º round
66kg - Jean Silva (Inside) venceu Henrique Santos (Imperium Figh) por finalização (com uma guilhotina) no 1º round
55kg - Larissa “Malvadeza” (Marafiga Thai) venceu Cindy Alves (Rangel Farias) por nocaute técnico no 1º round
80kg - Lincoln Henrique (Astra) venceu Diovane Katiall (Katiall MMA) por finalização (estrangulamento pelas costas) no 1º round
77kg - William Lima (Rangel Farias) venceu Paulo Nadal (Paulo Nadal Ft) por nocaute no 1º round
70kg - Rafael Back (Inside) venceu Raul Furtado (Marcos Cunha) por decisão unânime dos jurados
61kg - Marcelo “Hulk” (Rangel Farias) venceu Rodrigo “Formiga” (Marcos Cunha) por finalização (com um triângulo)