Estudantes do ensino médio das escolas de educação básica de Palhoça mostram criatividade durante a Gincana Virtual Interligados, que propõe que os jovens aprendam e façam esculturas com papel reciclado. Mas a iniciativa, idealizada pela psicóloga Elizete Branga, vai além e faz parte do Programa de Saúde na Escola do município.
Os vídeos que ensinam a confecção das esculturas de papel foram finalizados em abril, mas “foram enviados para os professores há mais ou menos um mês e alguns desses professores de algumas escolas pediram um tempo maior para desenvolver a gincana, porque eles ainda estavam em adaptação ao ambiente virtual”, explica Elizete.
A interseção da gincana com questões relativas à saúde se dá já que o projeto também visa amenizar a ansiedade nos jovens estudantes.
Nessa linha, uma adolescente de 17 anos que estuda na Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa e sofre de ansiedade, diz que “na execução dessa atividade eu dei o meu melhor, fiquei tranquila, me concentrei, esqueci os problemas e deixei um pouco de lado as redes sociais e aparelhos eletrônicos”, descreve a jovem.
“Estou usando essa mesma técnica com outros pacientes que apresentam ansiedade onde eu trabalho realizando atendimento individual”, conta a psicóloga responsável.
E entre as escolas do município que já estão participando da gincana está a Professor Benonivio João Martins, situada no bairro Brejaru. “Que sensação boa a de poder melhorar aquilo que não estava bom”, relata um dos alunos que já começaram a fazer a atividade na escola do Brejaru.
“Desde o início eu disse que os alunos podem adaptar os materiais e também preparei um tutorial”, explica a professora de artes da Professor Benonivio João Martins. “Pelo que eles têm me relatado, eles já estão começando a fazer; alguns inclusive pediram ajuda aos familiares, até teve uma menina que a avó ajudou a fazer os canudinhos de papel”.
Por ser ligada à saúde do município, o material didático da Gincana Virtual Interligados contou com a colaboração de agentes comunitárias de saúde: Adriana de Campos Vieira e Queila da Silva Onofre.
Já a produção ficou por conta de Gabriel CQ, que publicou os materiais em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCfjulDGW9qs3UTIwoJFIShg).
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?