Por: Willian Schütz
Durante todo o mês de setembro, os alunos do quarto ano da Escola Básica Municipal Professora Adriana Weingartner, no Caminho Novo, estudaram sobre a organização política e administrativa do Brasil e as diferentes esferas do poder público. O resultado dos estudos incluiu até um pleito eleitoral entre os estudantes — com direito até a um segundo turno, realizado nesta quarta-feira (9).
Nas aulas de Geografia, os alunos aprenderam com a professora Jane Alves a definição de poder público municipal e como ele funciona em nossa cidade. Segundo a coordenação da escola, o intuito foi fazer com que os pequenos identificassem os principais órgãos e suas funções, como a Câmara de Municipal e a Prefeitura.
Outro dos objetivos foi “despertar o interesse pela geografia local, nacional e internacional, relacionando os conceitos com a vivência diária dos alunos, além de aprender sobre a importância da democracia e do voto consciente”.
Como fechamento do projeto, foi lançada uma campanha para eleger o “Amigo(a) da Escola”. Todos os funcionários puderam se inscrever, preenchendo uma ficha na qual elencavam os motivos pelos quais mereciam ser escolhidos. No total, foram 12 candidatos e esses participantes também visitaram as turmas do quarto ano matutino e vespertino para se apresentar.
Toda essa dinâmica resultou em uma ampla votação, na última quinta-feira (3). Os eleitores foram os alunos dos quartos anos. O pleito contou com título de eleitor, cédulas de 12 candidatos, urna, mesários e uma juíza eleitoral — interpretada pela professora regente de cada turma.
Nesta quarta-feira (9), ocorreu o segundo turno da eleição simulada, com três candidatos: a professora de Educação Especial Rafaela, o professor de Informática Alexandre e a orientadora Patrícia.