Na última semana, foi publicado digitalmente e em duas partes, o documentário produzido por Adriana Althoff em 1985, que fala sobre a enigmática Ilha dos Corais, localizada em Palhoça, focando no testemunho do único morador daquele local. Tratava-se de João Manoel Borges, conhecido como “João Jeca”, que viveu na Ilha dos Corais por mais de quatro décadas, praticamente sozinho.
João Jeca viveu isolado no local de 1962 a 1999. No vídeo, ele relata seus hábitos e como levava uma vida sem relógio, calendário e tecnologias.
Ainda segundo o próprio João, ele foi para o local isolado levando seus quatro filhos ainda pequenos, após a morte da esposa. Porém, as crianças cresceram, se casaram e, um a um, deixaram a ilha.
E por lá, João continuou. Assim, transformou, cada vez mais, a ilha em lar: construiu uma casa de madeira, uma escadaria de cimento, entre outras estruturas. Também fez diversas esculturas de madeira com figuras de animais, plantou roças de cana, milho, mandioca e criou o “Campá”, bebida alcoólica que misturava ingredientes da ilha com produto que ele comprava nas raras viagens que fazia às vilas da Pinheira e da Guarda.
Em 2000, já morando na comunidade da Pinheira, João Jeca faleceu, mas segue figura comentada e reconhecida pelos locais.
Quem conduziu toda a histórica entrevista foi Adriana Althoff. Natural de Florianópolis, ela formou-se em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ainda em 1985. Durante dez anos trabalhou na televisão como apresentadora e repórter. A divulgação online do documentário sobre a Ilha dos Corais, nas redes do jornal Palhocense, foi feita com autorização de Adriana, a quem agradecemos e parabenizamos pelo importante registro.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
02/12/2024
02/12/2024