Nesta segunda-feira (9), começou a programação da Jornada Fotográfica da Enseada das Artes, um evento que tem como objetivo despertar o olhar criativo sobre a antiga freguesia da Enseada de Brito — belezas naturais, cultura e história. As atividades encerraram nesta sexta-feira (13).
Durante toda esta semana o fotógrafo Fernando Bueno estará hospedado na Enseada promovendo diferentes atividades abertas ao público. Este trabalho fará parte do repertório de uma publicação sobre a natureza da região, com lançamento previsto para 2026. Fernando é responsável pela edição de mais de 20 livros sobre lugares e acontecimentos históricos do Brasil.
O trabalho também faz parte das atividades da Enseada das Artes, um polo gerador de eventos culturais e artísticos que terá como base o espaço que pertence ao artista ceramista João Dias, conhecido como Dão, conhecido na região como Caminho de Nazaré.
A primeira atividade é a “Residência Composição, Luz e Criação”, da qual participam os fotógrafos convidados José Paiva (Canelinhas) e Julia Perosa (Florianópolis) com exercícios que se destinam a aprimorar o olhar, a composição de imagens e a criatividade.
A “Oficina Um Novo Olhar” será a segunda atividade, na quarta-feira 12 de dezembro, com 20 participantes de todas as áreas vindos de Palhoça, Florianópolis e adjacências, com interesse em aprimorar suas imagens para uso profissional ou lazer buscando apreender a desenvolver melhor a percepção da luz no processo de criação da imagem.
Passeio de encerramento
Como encerramento da Jornada Fotográfica, na sexta-feira (13), foi feito um Passeio Fotográfico pela região. Durante a atividade, Fernando Bueno guiará uma caminada com o objetivo de despertar o olhar criativo sobre a Enseada de Brito, suas belezas naturais, cultura e história.
A caminhada teve trajeto iniciado pela Casa da Cultura Açoriana da Enseada de Brito. Além disso, as imagens obtidas poderão ser selecionadas e enviadas posteriormente para a Enseada das Artes e, caso sejam selecionadas, poderão vir a ser utilizadas nos projetos culturais.
Apoio
O evento conta com apoio da Casa da Cultura Açoriana, do Atelier João Dias, da Prefeitura de Palhoça — através da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (Fmec), da Enseada das Artes e da Smart Arquitetura.
Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos:
LUIZ PAULO ARAÚJO/DIVULGAÇÃOLUIZ PAULO ARAÚJO/DIVULGAÇÃOLUIZ PAULO ARAÚJO/DIVULGAÇÃOLUIZ PAULO ARAÚJO/DIVULGAÇÃO