A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) deverá se reunir com o Colégio Superior da Região Metropolitana, que integra representantes de todos os municípios, e também com o Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para discutir as próximas etapas do projeto de integração do transporte coletivo da Grande Florianópolis.
É necessária uma nova (e ampla) discussão para tomada de decisões em conjunto, após a lei que autoriza Palhoça a aderir ao sistema integrado ter sido aprovada com emendas que inviabilizam a participação do município na integração em um primeiro momento. As duas reuniões devem ocorrer ainda em março.
Após ampla discussão com o Legislativo, o Executivo aprovou o convênio de cooperação com o governo do estado para o transporte coletivo integrado da Grande Florianópolis. Nas últimas semanas, o Executivo avaliou e discutiu as emendas propostas pela Câmara de Vereadores no Projeto de Lei (PL) 0519/2019.
Para o prefeito Camilo Martins, as emendas preveem melhorias para cidade que são essenciais para a verdadeira integração do transporte. Entre as emendas propostas, está que o contrato deverá prever a criação de três terminais de transbordo para atender todas as regiões do município. “Hoje, apenas um terminal absorve toda a demanda de usuários do transporte público e já opera com a capacidade acima do limite”, lembrou o prefeito.
O projeto também estabelece a criação corredores de ônibus nas vias federais e estaduais existentes em Palhoça, São José e Florianópolis, mas sem a necessidade de repasse de verbas municipais. Caso isso não ocorra, Palhoça deverá receber investimentos suficientes para a manutenção, requalificação e modernização das vias pelas quais trafeguem linhas intermunicipais. A redação final diz, ainda, que o município não poderá ser responsabilizado pelo repasse de valores para a construção de terminais de integração fora de seu território. E, assim que iniciar a operação do sistema integrado, deverá absorver os funcionários da atual concessionária do transporte coletivo de Palhoça (Jotur).
Outro ponto define que Palhoça vai permitir o convênio quando todos os municípios envolvidos no sistema integrado estiverem participando e operando o sistema. “Um morador de Palhoça e estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), por exemplo, deve pagar apenas uma tarifa, e não duas, como já é feito no atual sistema. Queremos a verdadeira integração”, enfatizou o prefeito.