A passagem do advogado Camilo Martins (PSD) pelo comando da Prefeitura de Palhoça termina no dia 31 de dezembro. Depois de dois mandatos consecutivos como prefeito, Camilo passa o bastão para o sucessor, o colega de partido Eduardo Freccia. Nesta entrevista ao jornal Palhocense, Camilo fala das realizações como chefe do Executivo de Palhoça e projeta seu futuro político.
Palavra Palhocense - Como você avalia o seu trabalho nestes dois mandatos à frente da Prefeitura de Palhoça?
Camilo Martins - Eu sempre tive um sonho de ser prefeito de Palhoça para poder transformar nossa cidade, levar desenvolvimento para todos os bairros e qualidade de vida para nossa gente, projetando Palhoça no estado de Santa Catarina e no Brasil. Hoje, tenho a consciência do dever cumprido, de ter feito uma administração realizadora, tornando Palhoça uma cidade mais igualitária, com muito mais oportunidades e com um poder público mais próximo e presente na vida das pessoas. Foram anos desafiadores, de muito trabalho e também de muito aprendizado e respeito ao povo palhocense. Foi preciso responsabilidade para coordenar uma grande equipe para fazer os projetos, obras e ações que as pessoas precisavam, e coragem para levar o desenvolvimento a todos os cantos de nossa cidade. Nesses anos à frente da Prefeitura, tivemos que enfrentar inúmeros desafios, crises financeiras e de saúde pública, e mesmo assim, encontrar soluções para uma cidade que, em poucos anos, teve um crescimento populacional exponencial, um dos maiores crescimentos no Brasil. Pavimentamos e abrimos novas vias, construímos rótulas e parques, abrimos novas creches e postos de saúde, asfaltamos corredores do ônibus, dentre tantas outras obras, focados em um só pensamento: construir uma cidade com qualidade de vida para todos os palhocenses.
Palavra Palhocense - Quais são as obras ou ações que você considera as mais importantes no seu mandato?
Camilo Martins - Tenho um carinho especial por todas as obras, pois foram feitas pensando no bem-estar do povo palhocense e na melhor utilização do dinheiro da população. Trabalhamos no presente com o olhar no futuro. Foi preciso organizar a estrutura da Prefeitura, para que ela pudesse melhor atender a população, de maneira mais ágil e eficaz. Iniciamos um planejamento de obras e ações de curto, médio e longo prazo. É preciso resolver os problemas do dia a dia, mas planejar para as próximas gerações. O principal exemplo desse planejamento, dessa organização, é a Avenida das Torres, a maior obra viária já feita em nossa cidade, que exigiu muita coragem e determinação para sair do papel. Era um projeto complexo, com desapropriações e retirada de mais de 30 casas, remoção de rochas e solos moles, contenção da torre da Eletrosul, e que, com muito dinamismo, trabalho e competência para captar recursos, em breve estará pronta para ser o mais novo eixo econômico e de mobilidade de nossa cidade.
Outro conjunto de obras que considero importante foi a construção de parques pela cidade, aproveitando espaços públicos, antes pouco utilizados para lazer das famílias, uma ação em que pudemos devolver a cidade aos seus moradores e gerar mais qualidade de vida. Nesta mesma linha, de melhorar a vida das pessoas, focamos em obras estruturantes, como a revitalização do Centro, a reforma da Praça Sete de Setembro e do Mercado Público e também a padronização das calçadas, devolvendo aos pedestres o direito de caminhar com segurança. Essa semente já foi plantada e continuará por outros bairros, como o Bela Vista e a Ponte do Imaruim, e vai continuar por toda a cidade.
Outro projeto que me emociona é o Criança com Visão, criado para levar gratuitamente óculos de grau para as crianças da rede municipal. Muitas tinham problemas de aprendizado e de relacionamento provocados pela falta de visão. Um problema de que os pais nem tinham conhecimento, tampouco recursos para levar essa criança ao médico. Com muita visão de futuro, planejamento e uma equipe competente, mudamos a vida, não só dessa criança, mas também de uma família, e futuramente de nossa cidade. Isso é o que me deixa mais alegre e satisfeito.
E para o futuro, deixo pronto o projeto de esgotamento sanitário, que marcará uma nova etapa de desenvolvimento em nossa cidade. Esse é um projeto de alta complexidade e custo elevado, que levou seis anos, desde a sua concepção, fase de estudos e levantamento de campo, até o projeto pronto para ser analisado pelo Tribunal de Contas e enfim poder ser licitado. Essa obra trará mais saúde para as pessoas, garantirá a preservação do meio ambiente, dos mangues e rios e também de nossas praias.
Palavra Palhocense - Teve alguma ação que você não conseguiu concluir e espera que o teu sucessor, Eduardo Freccia, consiga?
Camilo - Como gestor, fiz obras e ações pensando no futuro da cidade, independentemente da finalização do meu mandato. O mais importante é o desenvolvimento de Palhoça e sempre trabalhamos com o governo focado na gestão e entrega de resultados. Fizemos um planejamento de obras estruturantes para 30 anos e o Eduardo Freccia, prefeito eleito, participou ativamente desse planejamento e irá executar as obras e ações que nossa cidade precisa. Recentemente, assinamos mais R$ 20 milhões para a realização de obras em Palhoça. Também já licitamos e em breve iremos começar a revitalização da avenida Aniceto Zacchi, na Ponte do Imaruim, e da geral do Pagani, dentre tantas outras obras. Também deixamos pronto para licitar o projeto da Maternidade Municipal, que será executado junto à UPA do Bela Vista. Tenho certeza de que o prefeito eleito, Eduardo Freccia, tem a competência para finalizar as obras que os palhocenses precisam e avançar ainda mais no que deve ser feito para melhorar a vida de nossa gente.
Palavra Palhocense - Como você avalia a eleição de 2020, uma eleição atípica em função da pandemia de Covid-19, e na qual você conseguiu eleger seu sucessor?
Camilo - A eleição de 2020 foi diferente de todas as outras das quais participei, mas todos os cuidados foram tomados, a democracia foi exercida e o povo elegeu os representantes que entendia que mereciam continuar, pelo serviço apresentado. A voz das urnas deve ser ouvida e respeitada, e agora os representantes eleitos precisam entregar os resultados que as pessoas necessitam. Se em Palhoça conseguimos eleger o sucessor e um grande número de vereadores, foi porque a população reconheceu nosso modelo de gestão e trabalho executado nos últimos anos, como já tinha feito também na minha reeleição em 2016 e na eleição do deputado Nazareno Martins, em 2018, onde Palhoça passou a um novo patamar de representatividade política no estado de Santa Catarina. Tenho a certeza de que a vitória dessa eleição deve ser creditada a muito trabalho e a uma equipe competente, que tinha um só objetivo: desenvolver Palhoça para o futuro e para as próximas gerações.
Palavra Palhocense - Por falar em Covid-19, certamente foi a situação mais complicada pela qual você passou nesses anos todos de governo, não? Que lição tirar deste aprendizado?
Camilo - Foi uma das situações complicadas, mas esta, em especial, foi diferente, pois estávamos lidando com algo nunca visto na nossa geração. Ninguém sabia qual era a melhor situação, quais medidas tomar, qual medicação ofertar, tendo que apreender a cada dia como lidar com esse vírus, para seguir a vida de maneira mais segura. Em Palhoça, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, de forma transparente e informando a população. Fizemos ações na área de saúde, mas sem esquecer da economia. Foi preciso cuidar da vida das pessoas, mas também proteger os empregos, evitando que no futuro enfrentassem dificuldades financeiras. Hoje, posso afirmar que as ações que tomamos deixam a cidade mais preparada para retomar um forte crescimento, tão logo a pandemia acabe.
Palavra Palhocense - O que você pretende fazer, profissionalmente, agora que está deixando a Prefeitura? Quais são seus planos em relação ao seu futuro na política?
Camilo - Quero aproveitar este momento de saída da Prefeitura para cuidar de minha família, fazer uma reflexão dos últimos anos, voltar a estudar, voltar ao escritório de advocacia e tocar a vida em frente. Fico honrado em ter sido prefeito da cidade onde nasci, em ter dado a minha contribuição, em ter feito a vida dos palhocenses melhorar e isso me faz feliz.
Quero retribuir a experiência adquirida na Prefeitura de Palhoça e apresentar esse modelo de administração de sucesso por toda Santa Catarina. Quero aproveitar a oportunidade para, mais uma vez, agradecer aos vereadores e à classe política e empresarial pela união, harmonia e soma de esforços para enfrentar os desafios e resolver os problemas de nossa cidade. Agradeço ainda a toda a população pela confiança depositada em mim e em nossa equipe, para que pudéssemos demonstrar que somente com muito trabalho nossa cidade pode crescer ainda mais.
Encerro essa etapa de minha vida realizado, de cabeça erguida e coração leve, preparado e com experiência para novos desafios.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?