Por Hillary Marcos*
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve a primeira prova aplicada no último domingo (17), em meio a pedidos de adiamento, estudantes barrados em sala e abstenção recorde de 51,5%.
Santa Catarina contou com 118.197 inscritos em 56 municípios, sendo 4.478 de Palhoça. O estado registrou 52,8% de abstenção. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esse dado não está disponível por município.
Lotação e calor
Segundo relato de um funcionário que participou da aplicação na Unisul, no bairro Pedra Branca, em Palhoça, em algumas salas a lista de presença dos participantes era maior do que a capacidade de ocupação do ambiente. O funcionário, que preferiu não ser identificado, relata que a lista de presença possuía 39 alunos para uma sala com capacidade para 24 pessoas. Além disso, houve muitas reclamações dos funcionários e alunos em relação ao calor excessivo nas salas, em função da proibição do uso do ar condicionado – mais uma medida de prevenção à Covid-19.
A prova
No primeiro dia, a prova trouxe questões sobre linguagens, ciências humanas e redação. Além dos temas mais tradicionais, algumas questões chamaram a atenção com temáticas atuais, entre elas perguntas sobre desigualdade de gênero.
Medidas preventivas
Em decorrência da pandemia de Covid-19, Inep adotou um conjunto de medidas preventivas para garantir uma aplicação segura para os 5,7 milhões de inscritos no Enem. Mas, infelizmente, uma grande queixa dos alunos, em vários estados, foi o impedimento de realização da prova por causa da lotação, devido ao limite de ocupação de 50% da capacidade máxima de cada sala.
*Sob supervisão de Alexandre Bonfim.
02/12/2024
02/12/2024