Binômio ativo é o nome título para uma dupla formada por um bombeiro militar e um cão de buscas. Conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Palhoça, através das redes sociais, referência de sucesso dessa parceria é Ronaldo Fumagalli e seu cachorro Hunter. No início deste mês, juntamente do cabo Alexandre Bartsch, eles estiveram em Uberaba/MG, para um curso de Busca de Restos Mortais.
A instrução durou quatro dias e foi promovida por agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Os instrutores foram agentes experientes, que já atuaram em diversas situações de resgate, como a ocorrida em Brumadinho, por exemplo.
O intuito do curso foi ensinar os cinotécnicos mineiros a condicionar os cães para encontrar pessoas em óbito, independente da situação, por isso foram passadas técnicas para encontrar em meio a escombros de estruturas colapsadas, na água, ou em soterramentos.
Segundo nota publicada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça, “além de ensinar, estes momentos são de extrema importância para o CBMSC, já que aproximam as corporações e permitem a troca de experiências, que beneficiam a sociedade”, pontua o texto.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?