Desde que a pandemia de Covid-19 foi declarada, em março de 2020, as atividades de lazer e esporte específicas para os idosos foram suspensas, como forma de preservar a saúde desse grupo, que é mais vulnerável ao vírus.
Com o avanço da vacinação e aplicação da dose de reforço para a população com mais de 60 anos, a deputada Dirce Heiderscheidt (MDB) defende que as ações voltadas a esse público sejam retomadas, seguindo as medidas de prevenção.
A parlamentar, que foi uma das criadoras do Fórum Estadual da Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa e está atualmente na Comissão dos Direitos do Idoso, lembra que os grupos da terceira idade são uma das principais atividades realizadas pela maioria dos idosos. São nesses lugares, em centros de convivência ou nos salões paroquiais, que eles se mantêm ativos socialmente e intelectualmente, participando de oficinas e reuniões, fazendo passeios e confraternizações.
Nos últimos dias, Dirce tem visitado esses locais e se reunido com representantes desses grupos. A principal reivindicação que tem ouvido é pela retomada desses encontros de forma oficial, para que sejam viabilizados os apoios necessários para a sua realização.
A deputada se preocupa com as consequências que esses quase dois anos de restrições podem trazer para a saúde emocional e física dessas pessoas. ‘’Esse retorno deve ser pensado pelos órgãos públicos da mesma forma que se estudou a retomada de atividades econômicas, a volta dos estudantes às salas de aula e dos eventos de forma geral. Essas atividades são de extrema importância para os nossos idosos, não podemos tratar apenas como lazer, envolve a saúde deles diretamente”, defendeu Dirce, que deve levar esse assunto para ser tratado pelos seus colegas na Alesc.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?