A semana começou com uma capacitação para lideranças femininas de toda Santa Catarina, organizada pela deputada Dirce Heiderscheidt (MDB). Dezenas de mulheres participaram do curso, que foi realizado em Florianópolis e envolveu comunicação, protagonismo, representatividade e perspectivas, visando prepará-las para as eleições de 2022.
Intitulado “Capacitar para Transformar”, o evento contou com palestras que abordaram a importância da comunicação e das redes sociais, representatividade feminina e os caminhos e perspectivas da mulher no cenário político nacional.
As mulheres ainda são minoria no parlamento, em todas as esferas. No Executivo municipal, ocupam 12%; e no comando estadual, apenas uma mulher foi eleita governadora no Brasil nas últimas eleições. “Nós sempre fizemos a diferença nas eleições, mas o espaço da mulher não é mais o de entregar santinho, e sim, o da tomada de decisões, na busca por políticas públicas efetivas para o cidadão. Lugar de mulher é na política e onde ela quiser”, enalteceu Dirce, que também é presidente do MDB Mulher.
Em Santa Catarina, o MDB é o partido com maior número de mulheres eleitas. São duas deputadas estaduais, 11 prefeitas, 7 vice-prefeitas e 176 vereadoras, mas a expectativa é a de que o número aumente nas próximas eleições, tendo em vista a nova legislação, que garantirá 30% dos recursos de fundo eleitoral à disposição das mulheres.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!