Por: Sofia Mayer*
Alguns serviços e lojas de Palhoça terão suas atividades alteradas em decorrência do feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador. Com base na Medida Provisória (MP) 927/2020, o comércio de rua poderá abrir, desde que um acordo tenha sido assinado, entre o empregador e o empregado, com, no mínimo, 48 horas de antecedência. O shopping ViaCatarina e alguns supermercados estarão fechados durante todo o dia. Já a Prefeitura informa que, conforme Decreto Municipal 2.543/2020, os serviços essenciais - nas áreas de saúde, assistência social e saneamento - serão mantidos.
A MP que permite a abertura dos estabelecimentos, mediante condições, foi publicada em 22 de março e vale para todo o estado durante o período de calamidade pública. De acordo com o texto, feriados poderão ser “utilizados para compensação do saldo em banco de horas”.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palhoça esclarece que, para ter permissão de funcionar nesta sexta-feira (1), o comércio precisa ter acordado a decisão com seus empregados por, pelo menos, 48 horas antes do dia do feriado. Com base em pesquisa realizada pela entidade, porém, o saldo do feriado do dia 21 de abril foi de movimento fraco nos estabelecimentos abertos no município. “Sem bancos funcionando, não vale a pena abrir”, pondera o vice-presidente da CDL, Anderson Silveira.
A CDL Florianópolis se mostra satisfeita com decisão do Sindicato do Comércio Varejista de Florianópolis e Região (Sindilojas) em liberar o funcionamento do comércio no feriado de 1º de maio, porém, prevê que a proibição da circulação de ônibus, definida a partir do decreto estadual, interfira nas vendas. Ainda de acordo com a entidade, muitos comerciantes não poderão usufruir da ação, já que existem colaboradores que não terão como chegar ao trabalho.
Bancos fechados
Considerado feriado bancário pelo calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências de Palhoça estarão fechadas durante todo o dia 1º de maio. Apenas serviços de autoatendimento seguirão disponíveis. A dinâmica muda no sábado (2), quando duas agências da Caixa, localizadas na avenida Barão do Rio Branco, abrirão para atendimento exclusivo de informações e saque de clientes sem cartão do auxílio emergencial.
Supermercados
O funcionamento dos supermercados vai variar conforme decisão de cada estabelecimento. Giassi, Combo e Hippo, por exemplo, estarão fechados durante todo o dia. Já as unidades do Imperatriz, Santos e Fort Atacadista abrirão em horário normal, das 8h às 21h.
O ViaCatarina, incluindo a praça de alimentação, permanecerá fechado.
Coleta de lixo
O recolhimento de lixo segue normalmente o roteiro nesta sexta-feira (1), sem nenhuma alteração.
Samae
As atividades de abastecimento de água, coleta e destinação dos resíduos sólidos serão mantidas no Dia do Trabalhador. Outros serviços devem ser solicitados pelo número 0800-648-4242, que continua funcionando ininterruptamente.
Assistência Social
Permanecem em funcionamento os abrigos institucionais e escalas de plantão para o Conselho Tutelar e Benefício Eventual pelo e-mail: smas@palhoca.sc.gov.br.
Unidades de Saúde
Estarão abertos apenas os serviços de urgência e emergência, como a unidade de pronto atendimento (UPA) da Pinheira, das 9h às 21h; a UPA 24 horas do bairro Bela Vista; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); e o Call Center Covid-19.
* Sob a supervisão de Luciano Smanioto
Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!