Com um sistema de saúde sobrecarregado, o tempo de espera por socorro em emergências tem se tornado cada vez mais longo, gerando dúvidas e críticas por parte dos moradores. No entanto, em um gesto de resposta a essa necessidade urgente, o deputado estadual Sérgio Guimarães viabilizou a aquisição de uma nova ambulância ao Corpo de Bombeiros de Palhoça, por meio de indicação de sua autoria.
A entrega oficial do veículo contará com a presença de autoridades locais e bombeiros no Setor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar, em Florianópolis. “Palhoça é uma cidade que merece atenção especial, e sabemos que o Corpo de Bombeiros desempenha um papel vital para a proteção de nossa população. Com essa ambulância, estamos ajudando a salvar vidas, dando condições dignas de trabalho para nossos heróis da linha de frente”, diz o deputado.
Uma nova ambulância, equipada com tecnologia de ponta para atendimentos de urgência e resgate, vai permitir uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência, como acidentes de trânsito, resgates e atendimentos médicos críticos. Para Palhoça, uma cidade em constante crescimento, essa aquisição representa uma melhoria significativa na capacidade de socorro, especialmente em áreas mais afastadas. “Nosso município enfrenta uma grave carência de ambulâncias para atender a população, que aumenta a cada ano; especialmente em áreas mais afastadas e de difícil acesso. Sabemos o quanto os profissionais se doam, mas sem as ferramentas necessárias, como as ambulâncias, eles não podem fazer milagres”, disse o deputado.
Além do impacto imediato na segurança da cidade, a nova ambulância também representa um avanço estratégico na capacidade de resposta do município diante de desastres naturais e outras emergências, áreas nas quais Palhoça tem enfrentado desafios nos últimos anos. Para os bombeiros, a adição desse veículo é fundamental para manter a qualidade dos serviços prestados e garantir um atendimento rápido à população. “Todos os dias somos testemunhas das dificuldades que a população tem vivido, especialmente em relação à saúde pública e ao atendimento emergencial. Essa ambulância é um passo importante para melhorar a qualidade dos serviços prestados e salvar vidas”, concluiu.
Denúncia de ambulâncias abandonadas
No ano passado, o SCC SBT apresentou uma reportagem mostrando denúncia feita por moradores de ambulâncias abandonadas em terreno da cidade. As ambulâncias são de propriedade da Prefeitura de Florianópolis. Os veículos foram cedidos em março de 2022 para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Palhoça: um dos veículos com pilotagem do Corpo de Bombeiros, e o outro, com detalhes do Samu. As ambulâncias foram depredadas; no entanto, não apresentavam sinais de roubo ou de vandalismo.
O Tribunal de Justiça do Estado se manifestou sobre uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que apurou irregularidades na atuação dos responsáveis pelo uso dos veículos. “É dever de cada um de nós cuidar do bem público, este serviço salva vidas, e eles dependem destes veículos bem cuidados”, destacou o deputado Sérgio Guimarães.