A sua privacidade é importante para nós. É política da Palavra Palhocense respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da Palavra Palhocense, e outros sites que possuímos e operamos.
Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.
Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.
Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.
O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.
Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.
O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.
Para melhorar a sua experiência no site, é utilizado cookies para persolizar conteúdo e anúncios. Clique em "Aceitar e Fechar" para consentir a utilização dos cookies, visite nossa Política de Privacidade para mais informações.
A bancada parlamentar da Grande Florianópolis, que representa os 22 municípios da região e é composta por quatro deputados, reuniu-se nesta semana para debater temas cruciais para a região, incluindo mobilidade urbana, defesa civil, saúde, segurança pública e saneamento básico. Esta foi a primeira reunião de 2025, com o intuito de planejar as ações do ano e definir as pautas prioritárias da bancada. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e reforçar as cobranças junto ao Governo do Estado para garantir avanços nessas áreas.
Estiveram presentes na reunião os deputados Marquito, Camilo Martins e Sérgio Motta. Também compareceu um representante do deputado Sérgio Guimarães e demais assessores.
Reforço na Defesa Civil
A Defesa Civil da região receberá 22 novos veículos no próximo mês. Além disso, a bancada decidiu se comprometer a ampliar o suporte à Defesa Civil com equipamentos de previsão de desastres e promover uma reunião para ouvir a sociedade e os órgãos públicos sobre as demandas que devem ser atendidas com maior prioridade.
Transporte coletivo
Um dos pontos centrais da reunião foi a mobilidade urbana, considerada crítica pelos parlamentares. Atualmente, o Governo do Estado não tem avançado na licitação de um novo sistema integrado de transporte coletivo, o que agrava a situação.
A bancada propõe dialogar com representantes do setor, membros do Poder Executivo e agências reguladoras para discutir soluções; que ao menos se cobre que as empresas atuais realizem os investimentos para melhoria do serviço; que haja a construção de terminais, integração tarifária e segurança jurídica aos envolvidos. Outras medidas incluem a implementação de faixas exclusivas, sugestão de novos modais, como metrô e BRT, e a exploração do transporte marítimo.
Saúde
Na área da saúde, os parlamentares reconheceram o esforço do Governo do Estado na construção do hospital e maternidade pública em Palhoça, mas destacaram que ainda há uma demanda reprimida na região que precisa de suporte adicional. O objetivo é identificar de que forma a bancada pode auxiliar nesse processo, principalmente nas questões de cirurgias eletivas e no atendimento da população.
Segurança Pública
Na segurança pública, a discussão girou em torno da retomada da disponibilidade de efetivos da CTISP/SC da Polícia Militar para atendimento em escolas e creches municipais, uma medida já prevista em lei.
Saneamento básico
A bancada também pretende cobrar do Governo do Estado um panorama sobre os investimentos da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) nos municípios da Grande Florianópolis. O objetivo é acompanhar a execução dos contratos e garantir a universalização dos serviços até 2033.
Com uma pauta abrangente e decisões estratégicas, a bancada da Grande Florianópolis reforça seu compromisso com o desenvolvimento da região e a busca por soluções concretas para os desafios locais.