Palhoça tem grande tradição no rock. Para além dos artistas atuais, a cidade já registrou grandes eventos, como as diversas edições do Snoopy Festival e até o Palhostock — verdadeiros marcos das décadas que ficaram para trás. Para resgatar essas histórias, o film maker Jorge Kloppel Junior desenvolveu o curta-metragem “O que vai tocar hoje?”, lançado neste ano. A obra traz uma mescla de ficção e realidade, citando eventos e trazendo imagens reais para um formato de falso documentário, cheio de humor e criatividade.
O Snoopy Festival, realizado entre 1988 e 2005 no Snoopy Bar, foi um dos maiores e mais importantes festivais de música autoral de Santa Catarina. Organizado pelo jornal O Palhocense, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontecia anualmente durante a quaresma e reunia artistas de diversas cidades, como Lages, Bom Retiro e Imbituba. As eliminatórias semanais culminavam em apresentações de atrações nacionais, consolidando o festival como um marco cultural. Entre os momentos históricos, destaca-se uma entrevista concedida pelo cantor Belchior ao fundador do jornal, João José da Silva.
Para Jorge Kloppel Junior, a ideia para o curta surgiu a partir de sua vivência como músico e das histórias contadas por familiares que participaram e frequentaram o Snoopy Festival. “Quis produzir um filme que mostrasse uma Palhoça que promovia grandes eventos e incentivava a música autoral local”, afirmou o diretor. Ele destacou ainda que o projeto foi essencial para movimentar o setor cultural do município e mostrar que Palhoça tem muitas histórias para produzir eventos desse porte.
O curta contou com uma equipe diversificada, incluindo Marina Simioli na produção, Sirlanderson Marcos da Silva na direção e Karine Anselmo no roteiro. A direção de fotografia foi assinada por Junior Kloppel, enquanto a edição e finalização ficaram sob responsabilidade de Márcio Corrêa Bertuol.
O elenco do filme traz Lui Strassburger no papel principal de Júnior, acompanhado por Vittorio Vamerlati (Júnior criança), Caio Dell Antonio (Júnior adolescente), Lia Strassburger (Clarice) e Arthur Manes Nascimento de Oliveira (Fábio).