Por: Willian Schütz*
A fim de proporcionar um debate livre sobre a possibilidade de concretizar projetos culturais, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palhoça (CMPC) realizará uma reunião online e com participação aberta ao público. O encontro virtual está marcado para as 20h da segunda-feira (9), e o link será divulgado na véspera, através dos canais digitais do conselho.
O presidente da instituição, Eder Sumariva Rodrigues, adianta que a reunião terá uma pauta extensa e que deseja, para este e outros compromissos do CMPC, que todos os agentes culturais de Palhoça participem, “para a construção de uma política cultural acessível a todos”.
“Trataremos de assuntos como regulamentação de leis municipais da área da cultura que estão paradas; calendário de reuniões das setoriais (teatro, música, cultura popular, etc.); capacitação dos agentes culturais do município para participação de editais; Lei Orçamentária 2022 para a área da cultura, entre outros assuntos”, salienta Eder.
Outro ponto que será abordado é a Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/20), válida nacionalmente e que, no dia 23 de julho, teve nova prorrogação no prazo de execução dos projetos.
A legislação, que viabiliza a realização de projetos culturais de maneira emergencial, será tratada no âmbito local, uma vez que são aguardadas as diretrizes da Grande Florianópolis. “Abordaremos alguma coisa sobre o formato que iremos fazer o edital”, pontua o presidente do Conselho.
Todas as informações referentes ao Conselho, como pautas, link de participação na reunião, atas e artigos estarão disponíveis no blog da instituição: memoriacmpc.blogspot.com.
Outra forma prática para saber como participar dos encontros é entrar no grupo “Fórum Cultura Palhoça”, no WhatsApp (acesse o link de convite em bit.ly/3fwyxnn), onde são enviadas atualizações do cenário cultural do município.
Já no perfil @cmpc.palhoça no Instagram, são postadas outras informações sobre o CMPC, bem como uma variada programação cultural, além de conteúdos sobre memórias culturais palhocenses.
Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palhoça
O CMPC foi instituído pela Lei Ordinária 4.929, de dezembro de 2020, e é um órgão colegiado vinculado à Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC).
É formado por representantes de 10 câmaras setoriais: artesãos, artes plásticas e trabalhos manuais; literatura; música; artes cênicas; audiovisual ou cinema; cultura afro popular; economia solidária e economia criativa; movimentos sociais; comunicação social e ensino superior ligado à área da cultura.
Também compõem o Conselho 10 representantes do poder público: nove indicados pela Prefeitura e um indicado pela Câmara de Vereadores.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?