Quais as novas oportunidades para o advogado qualificado? A inteligência artificial substituirá o advogado? Quais as novas problemáticas diante dos crimes cibernéticos? Como se cristalizará o paradigma de demandas envolvendo o ciberespaço? Essas perguntas serão respondidas pelo professor Claudio Joel Brito Lóssio durante a aula magna do curso de Direito da Unisul, no dia 21, às 19h, no auditório C da unidade da Pedra Branca. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral.
Claudio Lóssio é advogado, desenvolvedor de software e doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa. O palestrante acredita que vivemos um momento no qual um novo modelo social, formado pela sociedade digital, condiciona os profissionais do Direito a evoluírem junto com esta transformação digital, que exige o estudo transversal de outras ciências, como gestão, governança, sistemas e tecnologias da informação.
Em suas publicações e palestras mundo afora, Cláudio Lóssio instiga a todos para que reflitam sobre as quatro grandes revoluções proporcionadas pela indústria que “foram determinantes do futuro”: a que deu origem aos motores a vapor, à produção em série e à eletricidade, bem como a automação e o computador, assim como as novas tecnologias de comunicação entre seres humanos e máquinas, protocolos de confiança, a inteligência artificial, dentre outros. “Esse progresso da indústria sempre trouxe a necessidade de readaptação das profissões, extinguindo, nascendo e reinventando o trabalho, como na advocacia”, reflete.