Por: Sofia Mayer*
O aumento expressivo nos casos de Covid-19 no município tem colocado em foco a execução das normas sanitárias para frear a disseminação do vírus. Leitores do Palhocense, por exemplo, têm relatado baixa adesão no uso das máscaras faciais de proteção e no cumprimento do distanciamento social. A Polícia Militar confirma que houve um relaxamento por parte da população.
O descaso vem refletindo nos números. Em pouco mais de 24 horas, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 217 novo casos monitorados no município. Na quarta-feira (21), eram 670, no dia seguinte a cidade passou a ter 887 casos ativos da doença.
Há cerca de duas semanas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sinalizou uma tendência de segunda onda na Capital do estado. Nesta semana, a região da Grande Florianópolis passou a representar o epicentro do contágio de Covid-19 em Santa Catarina, com Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu liderando a lista.
O 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Palhoça, tem tentado conscientizar a população, durante os atendimentos e através das redes sociais, sobre a importância do uso das máscaras faciais e outras medidas de segurança. A quantidade disponível de efetivo, contudo, é um problema para a fiscalização. “Nossa estrutura atual, em especial de recurso humano, inviabiliza verificarmos constantemente esse tipo de situação”, comenta o subcomandante, Major Marcello Wagner.
Aglomerações
O número de festas e eventos sem quaisquer medidas de proteção também têm chamado a atenção. Segundo o 16º BPM, só no último final de semana foram geradas 177 ocorrências de aglomeração de pessoas e perturbação de sossego. “São números que superam nossa capacidade de atendimento”, lamenta o subcomandante. Nesse mesmo período, foram lavrados 13 termos circunstanciados.
Apesar da dificuldade, a Polícia Militar esclarece que segue realizando operações de fiscalização preventivas todos os dias, além de visitar estabelecimentos comerciais em toda a cidade. “Com relação a festas e eventos maiores, passamos a atender conforme a demanda do serviço de emergência 190 ou app PMSC Cidadão”, detalha o Major Marcello Wagner.
Com a proximidade do verão, os agentes estão intensificando as operações nas praias, onde grande movimentação de pessoas, sem máscara e distanciamento social, tem sido observada nos últimos finais de semana.
A Polícia Militar informa que casos de descumprimento das regras sanitárias podem ser denunciados pelo 190 ou através do aplicativo PMSC Cidadão.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?