Em sessão legislativa nesta semana, o vereador João Batista de Souza Junior (Juninho da Farmácia, PL) solicitou ao secretário municipal de Saúde, Rosiney Horácio, a ampliação dos horários e a criação de novos pontos de vacinação contra a Covid-19 no município, além da aplicação do tratamento precoce em pacientes com sintomas da doença.
Juninho justifica a necessidade da ampliação do horário de vacinação para evitar as aglomerações, já antevendo o aumento na quantidade de pessoas que procurarão a vacina conforme a Prefeitura vai promovendo a redução das idades do público-alvo em cada etapa da campanha de imunização.
Além disso, Juninho da Farmácia solicitou também a abertura de novos pontos de vacinação, principalmente no Sul do município, levando em consideração a extensão territorial de Palhoça e a dificuldade de locomoção de alguns munícipes.
O vereador, que é farmacêutico, tem levantado a questão do tratamento precoce como uma alternativa para a redução no número de óbitos em função da Covid-19. Segundo o vereador, municípios que têm adotado o protocolo do tratamento precoce têm obtido resultados positivos na redução de casos graves da doença. Um exemplo é o município de Rancho Queimado (SC), onde o vereador esteve pessoalmente, conhecendo o tratamento aplicado.
Outro caso de sucesso citado pelo vereador é Porto Seguro (BA), município que tem uma quantidade de habitantes semelhante à de Palhoça. Juninho diz que o poder público local tem aplicado o protocolo e do dia 7 de janeiro ao dia 19 de março foram registrados 27 óbitos, contra 79 óbitos em Palhoça. O vereador justifica que a experiência do uso do tratamento precoce tem salvado vidas em diversos municípios do Brasil, reforçando que se trata de um investimento de baixo custo e com poucos efeitos colaterais.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?