Os números descritos no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (19) apontam que 21.110 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado para Covid-19 em Palhoça desde o início da pandemia.
Entre eles, 20.074 já se recuperaram e 723 pacientes ainda estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde; outras 313 pessoas não resistiram aos problemas de saúde provocados pelo novo coronavírus e vieram a óbito.
Números da vacinação
Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica, até esta quarta-feira (19), 43.861 doses de imunizantes contra a Covid-19 foram aplicadas em Palhoça.
Após breve suspensão das aplicações em gestantes, em sintonia com protocolo determinado pelo governo do estado de Santa Catarina e pela Anvisa, Palhoça voltou a vacinar gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto, com comorbidades e que sejam maiores de 18 anos, conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.
Os demais grupos aptos a receber o imunizante contra a Covid-19 são: pessoas com Síndrome de Down; pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; e portadores de deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Vale salientar que pessoas a partir dos 18 anos de idade que tenham comorbidades também já podem se vacinar, sem agendamento prévio. Para se vacinar, basta ir até a Estação Palhoça, das 9h às 16h, ou no drive-thru da Praia da Pinheira, das 9h às 13h. O cadastramento e a vacinação serão realizados simultaneamente. Porém, para agilizar o processo, a Prefeitura também disponibilizou, a partir de segunda-feira (17), uma ferramenta de cadastro online, para organizar a vacinação de pessoas com comorbidades inscritas no Plano Nacional de Imunização. Para acessar o formulário e realizar o cadastramento prévio é preciso entrar neste link: bit.ly/3v7ayAW.
As orientações da Secretaria Municipal da Saúde de Palhoça seguem as mesmas: é indicado o uso de máscara, a prática do distanciamento social e, em caso de sintomas ou dúvidas, que se entre em contato com a unidade básica de saúde mais próxima.
As aplicações ocorrem na Estação Palhoça, localizada na Ponte do Imaruim, das 9h às 16h, ou na Praia da Pinheira, das 9h às 13h, no formato drive-thru.
São documentos necessários para efetuar o agendamento: carteira de identidade ou documento com foto; número de cadastro na unidade de saúde; cartão nacional do SUS; comprovante de residência; fotocópia do atestado, laudo ou declaração médica comprovando a comorbidade ou a deficiência. Já as pessoas com deficiências cadastrados no BPC devem apresentar o documento de cadastro no programa.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?