Na segunda-feira (17), uma comissão formada pelos vereadores Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão, PSD) e Edenir Niehues (Neném do Bertilo, União Brasil) e pelo secretário de Serviços Públicos, Gilberto Farias, promoveu uma ação de fiscalização às condições do cemitério do Passa Vinte. O objetivo foi o de avaliar as condições gerais do cemitério, identificando falhas estruturais, irregularidades nos serviços prestados, questões de manutenção e segurança, além de possíveis impactos ambientais
A intenção é também propor medidas corretivas e identificar a urgência de intervenções para adequação dos serviços à população.
De acordo com a fiscalização da comissão, o cemitério apresenta uma série de problemas decorrentes da ausência de gestão e de atuação do poder público, que afetam sua funcionalidade e a dignidade dos sepultamentos, como: abandono e falta de manutenção; controle de acesso inadequado; ocorrência de vandalismo e furtos rotineiros; riscos ambientais e de saúde; acessibilidade precária; problemas com sepultamentos em locais inadequados; e armazenamento inadequado de ossada.
Sugestões e recomendações da comissão: suspensão temporária das atividades de sepultamento; manutenção urgente e contínua; reparação e conservação dos jazigos e túmulos; recadastramento dos túmulos; disponibilização de mapas; aquisição de nova área para sepultamento; revisão dos procedimentos administrativos de prestação de serviço no local; instalação de barreiras e controle de acesso; destinação adequada das ossadas; e combate ao vandalismo e furtos.
“A vistoria revelou condições alarmantes no cemitério do Passa Vinte, com diversas falhas em infraestrutura, manutenção, segurança e gestão. A implementação das sugestões e recomendações propostas é crucial para garantir a dignidade dos sepultamentos, a segurança dos visitantes e a preservação do patrimônio público, garantindo uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores da região e o respeito à memória dos falecidos”, enfatiza o vereador Jean Negão.
A comissão também lamentou a ausência de fiscais do Meio Ambiente, fiscais de Posturas e fiscais da Fazenda Pública, que foram devidamente convidados para participar da fiscalização.
20/02/2025
20/02/2025
20/02/2025
20/02/2025