As eleições municipais foram marcantes neste ano de 2024. Esse marco ganhou um novo capítulo na tarde desta terça-feira (17), com a diplomação de todos os eleitos para a próxima gestão — tanto para o poder Executivo do município quanto para o poder Legislativo palhocense. A solenidade ocorreu no Fórum da Comarca de Palhoça.
Durante cerimônia, Eduardo Freccia e Rosiney Horácio oficializaram seus mandatos como prefeito e vice-prefeito do município, respectivamente. A solenidade foi conduzida pelo juiz André Augusto Messias Fonseca, que destacou a importância do evento para o fortalecimento da democracia e o início da nova administração.
Durante a solenidade, duas homenagens foram prestadas a cidadãos que se destacaram pelo seu comprometimento com a cidade. Claudio Freitas, de 97 anos, foi reconhecido como o eleitor mais antigo de Palhoça e foi representado por sua neta, Luciana Freitas. Já Rosana Andretti, a mesária mais antiga do município, foi celebrada por sua dedicação, tendo atuado em 19 eleições ao longo dos anos.
Posse oficial
A posse do novo Executivo e Legislativo de Palhoça ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025, às 15h, no auditório do Colégio Adventista, localizado no Pagani. Nesse dia, a equipe eleita assumirá oficialmente as responsabilidades da gestão pública para os próximos quatro anos.
Diplomação dos vereadores
Ainda nesta terça-feira (17), os 21 vereadores eleitos para a 20ª legislatura também receberam seus diplomas, marcando uma ampliação do quadro parlamentar do município. O número de cadeiras da Câmara Municipal de Palhoça aumentou de 17 para 21, uma medida que reflete o crescimento populacional da cidade e visa a um debate mais amplo e representativo das demandas da população.
Vereadores diplomados
Alexandre Silveira de Sousa
André Carlos Xavier
Arcendino José Cerino (Zunga)
Diego Campos Leonel (Biriba)
Domingos V. S. da Silva (Mestre Vanderlei)
Edemir Niehues (Neném do Bertilo)
Éder Cristiano Rodrigues (Edinho da Formiga)
Edson Ghizoni (Tedo)
Elton Esomérico de Quadros
Ezequiel Peres Martins
Gilberto Adailton de Farias (Beto)
Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão)
João Batista de Souza Jr (Juninho da Farmácia)
Joel Filipe Gaspar (Pakão)
Marcílio E. dos Santos (Marcílio do Escolar)
Marcos R. de Melo (Marquinho do Pacheco)
Mario César Hugen
Nirdo Artur Luz (Pitanta)
Otávio Marcelino Martins Filho (Tavinho)
Pedro Paulo dos Passos Freitas (Pepê)
Vítor Sodré Dias (Vitor da Saúde)