Entregue desde 2008, a Comenda do Legislativo Catarinense unificou as homenagens concedidas pela Alesc com o objetivo de reconhecer e destacar ações que tenham contribuído para tornar o estado mais desenvolvido, mais justo e mais humano. Pelas mãos do deputado Sérgio Guimarães, foi entregue, na segunda-feira (18), ao tenente-coronel Felipe Sommer, piloto do helicóptero Águia 07 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a Comenda do Legislativo Catarinense.
O militar foi homenageado pelo reconhecimento por sua atuação heroica durante as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. As ações de Sommer e de sua equipe, que foram os primeiros representantes de Santa Catarina a chegar à região atingida para auxiliar no resgate e socorro às vítimas, foram essenciais para o salvamento de centenas de pessoas e dezenas de animais em meio à tragédia dos temporais.
O Águia 07 desempenhou papel fundamental no transporte de pessoas isoladas, no envio de suprimentos essenciais e no suporte às equipes de emergência locais. O deputado Sérgio Guimarães ressaltou o simbolismo da homenagem e a escolha do militar: “Por tudo que Sommer fez e faz, salvando mais de 400 pessoas juntamente com a sua equipe, é que merece todo o nosso reconhecimento. Que ele seja inspiração para todos nós, como exemplo de cidadão e profissional”.
A comenda ressalta a relevância de iniciativas que extrapolam fronteiras estaduais, fortalecendo a união e a cooperação entre estados em momentos de calamidade. A atuação do Águia 07 e de todo o Batalhão de aviação da Polícia Militar é um exemplo claro de como a prontidão e o treinamento podem fazer a diferença em emergências, salvando vidas e restaurando a dignidade de populações em sofrimento.
O tenente-coronel Sommer também expressou sua gratidão pelo reconhecimento. “Receber esta medalha, olhando para trás, lembrando toda a minha história na corporação e principalmente o privilégio que foi ter participado de uma missão onde pude ser uma ferramenta de salvamento, das mãos de um amigo da Polícia Militar é uma honra”, manifestou.
No decorrer dos anos, a dedicação de Sommer foi reconhecida na forma de condecorações, como a Comenda Governador Celso Ramos. Atuou e coordenou missões de resgate e negociações com reféns enquanto esteve no Batalhão de Operações Especiais (Bope). Atualmente, comanda as Operações Aéreas do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, instituição na qual o tenente-coronel ingressou em 2004. “Importante destacar que esta honraria simboliza o respeito e a nossa gratidão a todos os agentes de segurança nos mais variados órgãos”, finalizou Guimarães.