Natal em Palhoça é assim: com clima de verão. Muitas pessoas aproveitam esta época do ano para visitar as praias da região. Para orientar os banhistas, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) divulgou o mais recente relatório de balneabilidade do litoral catarinense, com informações referentes à semana de 9 a 13 de dezembro. Em solo palhocense, sete trechos foram analisados — entre os quais, dois estão impróprios para banhistas.
Durante as pesquisas, foram apurados os seguintes trechos espalhados pelas praias de Palhoça: no rio, em frente à vila da Guarda do Embaú; um perímetro analisado na Praia do Sonho; dois trechos na Praia de Fora; além de outros três pontos na Pinheira — em frente ao Posto Salva Vidas na Ponta do Papagaio, nos arredores da Rua dos Pescadores e nas proximidades da rua Beira-Rio.
Um dos trechos descritos como “impróprios” é próximo da rua Beira-Rio. Além desse, há o trecho da Praia de Fora localizado próximo da Rua do Girassol, que também não está em condições favoráveis para os banhistas. Os outros cinco pontos estão com sinalização positiva.
As coletas em Palhoça foram realizadas no dia 10 de dezembro. O próximo relatório deve sair nesta sexta-feira (20).
Números estaduais
Além de Palhoça, o relatório também abrange todas as regiões litorâneas de Santa Catarina. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho, o que representa 71,43%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 61 estão adequados para banho, o que equivale a 70,11%.
No site “balneabilidade.ima.sc.gov.br”, as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu “histórico”.