Por: Willian Schütz
O casamento é, para muitos, um dos dias mais importantes da vida. Por isso, muitos casais fazem um grande investimento para que essa data seja inesquecível. Diante disso, um casal de Palhoça procurou uma empresa que se dizia especializada em decoração para casamentos, mas acabou caindo em um golpe. Eles já registraram boletim de ocorrência sobre o caso, que ocorreu em novembro. Outros relatos parecidos ocorreram no ano passado.
Relatos indicam que a suposta empresa já teria feito outras duas vítimas — em Florianópolis e no Paraná. Segundo testemunhas, a empresa agiu da mesma maneira nos diferentes casos. Primeiro, eram oferecidos serviços e garantias de cumprimento do contrato. Contudo, o cenário mudava drasticamente após pagamentos — inclusive, nas vésperas do evento.
De acordo com as vítimas, as promessas passaram a não ser cumpridas pela empresa. Itens contratados, como flores, móveis e detalhes essenciais da decoração, não eram entregues, e os funcionários, sem respostas concretas, deixavam os clientes com a difícil tarefa de improvisar às pressas.
No caso envolvendo o casal do Paraná, a empresa teria descumprido repetidamente prazos de entrega, assim como os compromissos assumidos. No dia do casamento, a decoração chegou incompleta e fora do combinado, causando grande estresse para os noivos e convidados. “Ele garantiu o cumprimento de tudo, mas a equipe só chegou pouco tempo antes da cerimônia, com vários itens faltando”, relatou uma das vítimas.
“É importante destacar que ele, o suposto empresário, não cobra valores baixos. São preços altos. Isso já tende a passar uma credibilidade a mais para a empresa. Por isso mesmo, nós estranhamos ele dizer que já está em falência. Outra coisa: no mesmo dia em que ele faria os nossos casamentos, ele postava nas redes sociais que estava em outros casamentos. Isso mostra que ele escolhe as vítimas para aplicar o golpe. No caso do nosso casamento, ele estava em outros dois eventos no mesmo dia, então o meu casamento seria, em tese, o terceiro. Ele escolheu esses dois eventos para entregar e, no meu, ele fez o que fez”, continua a vítima.
Outro relato expõe situações parecidas. Contratada para a decoração e organização do casamento do filho de uma das vítimas, a empresa teria entregado flores erradas, não teria montado itens essenciais e ainda teria deixado de realizar serviços contratados à parte. “Dias após o evento, ao buscar respostas, ele apresentou justificativas infundadas e sequer pediu desculpas”, revela a pessoa lesada pelo empresário.
Polícia Civil investiga
Os casos foram registrados como estelionato na Polícia Civil de Santa Catarina, que agora investiga o suposto golpe. O comportamento do suposto empresário, que teria deixado de responder clientes e não emitido notas fiscais, foi relatado nos boletins de ocorrência. Além disso, o empresário teria admitido em uma conversa telefônica estar em situação de falência, o que preocupa as vítimas, temendo que outros casais possam ser prejudicados.
Além dos prejuízos financeiros, o dano emocional causado aos noivos e suas famílias é irreparável. “Meu casamento nunca mais vai voltar. Ele já causou meu dano moral. Qualquer valor que ele me pague não vai suprir esse sofrimento”, desabafou uma das vítimas.
Até o fechamento desta reportagem, o proprietário da empresa não havia prestado esclarecimentos. O espaço segue aberto para informações.
05/12/2024
02/12/2024
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