Com votação expressiva de 52.358 eleitores (52,67% dos votos válidos), Eduardo Freccia (PL) foi reeleito prefeito de Palhoça, no domingo (6).
No meio político, Freccia atualmente é do mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A filiação ocorreu no ano passado e, desde então, o prefeito já teve ao menos dois encontros com Bolsonaro. Para este pleito, ele teve amplo apoio do ex-prefeito Camilo Martins, que atualmente é deputado estadual, assim como do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Entre as principais propostas divulgadas durante a campanha, estão: a construção de uma rodoviária em Palhoça, dobrar o efetivo da Guarda Municipal e a implantação de supercreches em período integral.
Outra proposta é continuar a construção do Hospital Regional de Palhoça, que iniciou há poucas semanas. O novo hospital com maternidade, com a construção viabilizada recentemente, foi considerado uma das principais conquistas deste primeiro mandato.
Além de fazer obras de infraestrutura pela cidade, Eduardo esteve à frente de programas como o Melhor Idade com Visão, o Criança com Visão e o Sorria Palhoça, que fornecem óculos e dentaduras de forma gratuita para diversos idosos e crianças.
Como foi a campanha?
Nos últimos meses, Eduardo Freccia precisou se afastar da Prefeitura para concorrer, dando oportunidade para que o vice, Amaro Junior, exercesse o cargo interinamente.
As atividades em busca da reeleição foram intensas, com muitas ações, caminhadas pelos bairros, entrevistas, sabatinas e outros eventos.
Na vida pessoal, Freccia buscou tranquilidade na família durante esse período agitado. “Durante o período de campanha, o convívio com a família foi essencial para manter o equilíbrio e a serenidade. Apesar da intensidade das atividades políticas, sempre procurei reservar tempo para estar com eles, pois a família é o meu ponto de apoio e onde busco força nos momentos de maior pressão”, afirma o prefeito.
Ainda assim, não foi fácil, segundo ele. “A tensão e a ansiedade são inevitáveis em uma campanha eleitoral, mas estar perto dos meus familiares me ajudou a manter a perspectiva correta e a energia positiva. A confiança no trabalho realizado ao longo do primeiro mandato e o carinho que recebi nas ruas também foram fatores que aliviam a ansiedade”, revela Eduardo.
Segundo mandato
Segundo a equipe de campanha, a transição entre o primeiro e o segundo mandato de Eduardo Freccia será marcada por um aprofundamento dos projetos que consolidaram o desenvolvimento de Palhoça, mas com uma ênfase ainda maior em áreas como saúde, infraestrutura e modernização dos serviços públicos.
Conforme disse Freccia, um grande diferencial do segundo governo será o foco em projetos de maior impacto social e inovação tecnológica. Um exemplo claro é o próprio Hospital Regional de Palhoça, uma obra estratégica para a saúde pública local. Além disso, a administração pretende expandir o acesso digital aos serviços municipais, fortalecendo a agilidade no atendimento ao cidadão.
Também haverá, segundo Eduardo, uma ênfase mais significativa em projetos sustentáveis, especialmente relacionados ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais, mantendo Palhoça como uma cidade de referência em preservação e crescimento ordenado.
Prioridades
De acordo com o próprio prefeito reeleito, a partir de janeiro de 2025, as prioridades da gestão estarão voltadas para consolidar Palhoça como um polo regional de desenvolvimento, priorizando três eixos principais: saúde, infraestrutura e a união entre educação e desenvolvimento social.
Na saúde, com o início da construção do Hospital Regional, a prioridade será equipar e operacionalizar essa unidade de saúde para atender a população de Palhoça e municípios vizinhos.
Já no âmbito da infraestrutura e mobilidade urbana, a ideia é dar continuidade ao plano de modernização de avenidas e acessos, com destaque para obras importantes como a ligação entre Caminho Novo e Pagani, além da Avenida das Universidades, que vai levar uma infraestrutura nova e oportunidades para a região do Frei Damião e do Brejaru.
Enfim, no meio de educação e desenvolvimento social, o prefeito enfatiza que a proposta é criar e fortalecer creches em período integral e programas de qualificação para jovens e adultos, visando fortalecer o mercado de trabalho local.
Quem serão os secretários?
Com exclusividade à reportagem do Palavra Palhocense, a equipe de Freccia destacou que a composição do secretariado levará em conta o resultado das eleições municipais de 2024.
Primeiramente, pelo fato de que quatro secretários foram eleitos vereadores nas últimas eleições, o que gera uma vacância natural nos cargos de gestores das pastas do Executivo. Além disso, a representatividade e o apoio político para execução de projetos para a cidade são de extrema importância. Dessa forma, a participação daqueles que demonstrem alinhamento com as prioridades de Palhoça deve ser considerada na formação do secretariado.
Histórico
Eleito em 2020, quando ainda era do PSD, Freccia recebeu cerca de 36,71% dos votos válidos — marca superada em mais de 15 pontos percentuais agora, passados quatro anos.
Antes de ser prefeito, Eduardo teve experiência como secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico na gestão de Camilo Martins.
Vale lembrar também que Freccia é um profissional com sólida formação acadêmica e ampla experiência no setor público. Aos 40 anos, ele é pós-graduado em Gestão Pública, já atuou como professor universitário e sempre dedicou sua carreira à administração.